Acessibilidade / Reportar erro

Notificação de violência intrafamilar contra a mulher idosa na cidade de São Paulo

Resumo

Objetivo:

A pesquisa tem como objetivo caracterizar a população de mulheres idosas que sofreram violência sexual e violência física e descrever as características da agressão.

Método:

Trata-se de um estudo transversal, utilizando-se dados secundários do Sistema Informação para a Vigilância de Violência e Acidentes, onde são registradas as notificações de violência física e sexual contra a população feminina com 60 anos e mais de idade.

Resultados:

Durante o ano de 2013 foram notificadas 289 violência física contra a mulher idosa na cidade de São Paulo, no que tange a violência sexual foram notificados: 10 casos.

Conclusão:

A violência física e violência sexual ocorreram principalmente no âmbito familiar, sendo a maioria dos agressores do sexo masculino e familiar ou conhecido da vítima. Na sua lida direta e diária com os idosos usuários de serviços de saúde (de todos os níveis de complexidade), o médico precisa saber investigar e identificar os casos de violência, abordar corretamente o paciente, agir coordenadamente com outros profissionais, traçar intervenções eficazes para cada caso.

Palavras-chave:
Maus-Tratos ao Idoso; Violência Contra a Mulher; Ética

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com