Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação multidimensional de pessoas idosas na Atenção Primária à Saúde: uma revisão de escopo

Resumo

Objetivo

mapear as publicações referentes à avaliação multidimensional de pessoas idosas no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Método

Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida utilizando a metodologia Joanna Briggs Institute realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e Literatura Latino-Americana de Informação Bibliográfica. Os estudos abrangeram a população de pessoas idosas com 60 anos ou mais, o conceito de “avaliação multidimensional” e o contexto da Atenção Primária à Saúde.

Resultados

foi incluída uma amostra total de 19 evidências para análise qualitativa, de variados delineamentos, com predominância do tipo transversal e em sua maioria na língua inglesa. Verificaram-se três dimensões que compõem a avaliação; instrumentos desenvolvidos aplicáveis à Atenção Primária; dois tipos de tecnologias da informação utilizadas para instrumentalizar a avaliação e achados relevantes sobre a prática.

Conclusão

esta revisão encontrou propostas de ferramentas construídas a partir de diversos instrumentos existentes. Devem ser criadas estratégias para atender aos idosos de forma rápida e factível. Foram verificados domínios prevalentes presentes nos instrumentos, constituindo-se como importantes quando se pensa em avaliar amplamente e de forma específica a população idosa.

Palavras-Chave:
Idoso; Avaliação Geriátrica; Atenção Primária à Saúde

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com