Acessibilidade / Reportar erro

Imagem corporal, estado nutricional e qualidade de vida em idosos longevos

Resumo

Objetivo:

Avaliar a imagem corporal, estado nutricional (EN) e sua relação com a qualidade de vida (QV) de idosos com 80 anos ou mais.

Método:

Estudo transversal, quantitativo, sem intervenção, por amostragem não probabilística, realizado entre out/2016 e set/2017 com 103 idosos com idade ≥80 anos, no Estado de São Paulo. O EN foi avaliado segundo OPAS/SABE; a imagem corporal foi avaliada pela escala de quinze silhuetas de Kakeshita e para mensurar a QV foram utilizados WHOQoL-bref e WHOQoL-old. O teste qui-quadrado foi utilizado para verificar a associação das variáveis estudadas com o sexo. Para comparar a QV com estado nutricional e Imagem Corporal utilizou-se o teste Anova Fator único. O nível de significância adotado é de 5% (p<0,05).

Resultados:

A maioria era do sexo feminino (69,2%), com média de idade de 82,75 (±2,98) anos. Quando comparada a percepção de QV pelo EN, houve diferença significativa (p=0,027) apenas na autoavaliação da QV dos idosos obesos. A QV relacionada à imagem corporal em ambos os sexos, apresentou diferença significativa (p=0,020) no domínio ambiental do WHOQoL-bref, na avaliação da satisfação corporal.

Conclusão:

A distorção da imagem corporal por esses idosos não interferiu na sua percepção da QV. Por outro lado, quando observado o EN, os idosos acima do peso têm uma percepção de QV mais elevada.

Palavras-chave:
Idoso de 80 anos ou mais; Imagem Corporal; Estado Nutricional; Qualidade de vida

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com