Acessibilidade / Reportar erro

Associações entre ansiedade e incapacidade funcional em pessoas idosas: estudo transversal

Resumo

Objetivo

estimar a ocorrência de ansiedade em pessoas idosas e sua associação com os diferentes padrões de incapacidade funcional em um município de pequeno porte do estado da Paraíba, Brasil.

Método

estudo transversal e analítico realizado com 233 idosos vinculados à Estratégia Saúde da Família e aleatoriamente selecionados. Os dados foram coletados por meio dos instrumentos World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 e o Inventário de Ansiedade Geriátrica, cuja análise foi subsidiada pela estatística descritiva e bivariada, considerando significância quando p<0,05.

Resultados

48,1% dos idosos apresentaram algum nível de ansiedade autorreferida, com níveis significativamente maiores entre as mulheres (média dos postos = 128,11; p = 0,002). Também se constatou associação entre o padrão de ansiedade grave com o padrão de incapacidade grave (p < 0,001).

Conclusão

a elevada ocorrência de diferentes graus de ansiedade geriátrica e sua associação com a incapacidade funcional grave sinaliza a coexistência entre alterações psicoemocionais e motoras, sugerindo a necessidade de romper a cadeia do subdiagnóstico e fortalecer a implementação de intervenções especializadas no campo da gerontogeriatria.

Palavras-Chave:
Envelhecimento; Idoso; Transtornos de ansiedade; Classificação internacional de funcionalidade; incapacidade e saúde

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com