Acessibilidade / Reportar erro

Trajetórias da participação social na velhice: uma revisão sistemática da literatura

Resumo

Objetivo:

identificar trajetórias de participação social na velhice e as teorias utilizadas para explicá-las.

Método:

revisão sistemática da literatura nas bases de dados Medical Literature Analysis e Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Web of Science (ISI Web of Knowledge). Os seguintes descritores foram utilizados: social participation, social engagement, social involvement e social activities; combinados com seniors, elderly, older adults, older people e aging. A pesquisa foi realizada no período entre janeiro e fevereiro de 2016.

Resultados:

trinta e um estudos longitudinais sobre participação social em idosos e adultos de meia-idade saudáveis foram incluídos para análise. Verificou-se que em três estudos, os níveis de engajamento social aumentaram, principalmente no início da velhice (até os 75 anos). Vinte e um estudos apresentaram resultados correspondentes à diminuição dos níveis de engajamento social na velhice. Cinco estudos divulgaram resultados sobre ausência de mudanças nos níveis de envolvimento social. As teorias mais utilizadas foram: a teoria da atividade, a teoria do desengajamento social, a teoria da continuidade e a teoria da seletividade socioemocional.

Conclusão:

os resultados apontam para a necessidade de reflexão sobre o que é idealizado e o que é praticado em termos de políticas e práticas para alcançar o envelhecimento bem sucedido. Os esforços futuros devem contemplar não apenas o incentivo à atividade, mas os aspectos que influenciam o desengajamento social associado à má adaptação dos idosos.

Palavras-chave:
Satisfação Pessoal; Redes Sociais; Relações Interpessoais; Saúde do idoso; Envelhecimento.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com