Acessibilidade / Reportar erro

A tomada de decisão da aposentadoria influenciada pelas relações familiares e laborais

Resumo

Objetivo:

desvelar a influência das relações familiares e laborais na tomada de decisão da aposentadoria.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida com 16 pré-aposentados de uma instituição universitária pública localizada no norte do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados entre julho a novembro de 2012, em três grupos de reflexão, os quais discutiram aspectos relacionados à aposentadoria. A análise dos dados deu-se pela técnica de análise de conteúdo. Para o embasamento teórico dos resultados, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais.

Resultados:

das análises dos discursos surgiram duas categorias: A influência das relações familiares na tomada de decisão da aposentadoria e A influência das relações laborais na tomada de decisão da aposentadoria.

Conclusão:

Vivências na família e no trabalho influenciam na tomada de decisão da aposentadoria, que ganham maior importância quando o pré-aposentado não possui projetos de vida para a pós-carreira, indicando a importância da participação do trabalhador em estratégias de preparação para a aposentadoria durante a vida laboral.

Palavras-chave:
Aposentadoria; Relações Familiares; Trabalho.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com