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Proximidade geográfica ainda importa para inovação? Considerações baseadas na interação universidade-empresa em contexto periférico 1 1 Este artigo origina-se do projeto de pesquisa Interação universidade-empresa no Brasil: a importância da proximidade geográfica e implicações para a política de Ct&I, apoiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) - Processo FACEPE APQ-1484-7.06/12, à qual os autores expressam sua gratidão.

Resumo

Interações entre universidades e empresas são essenciais para sistemas de inovação, com o processo catalisado pela proximidade entre esses atores em diferentes dimensões (cognitiva, organizacional, social, institucional e geográfica). O presente trabalho pretende promover a compreensão da importância da proximidade geográfica para interações universidade-empresa em um momento histórico específico da formação socioeconômica brasileira, quando se observavam a construção de um arcabouço institucional favorável à inovação periférica e o avanço das tecnologias de informação e comunicação que dispensariam a colocalização e o contato face a face em processos de aprendizagem coletiva. A aplicação de análises de Regressão Linear Múltipla e da Smallest Space Analysis (SSA) a uma base de dados obtida em 2008, resultante de uma survey extensiva, permitiu observar que, associada à dimensão cognitiva, a proximidade geográfica prevalece em interações para inovação em contextos periféricos.

Palavras-chave:
Proximidade Geográfica; Interação Universidade-Empresa em Contexto Periférico; Sistema de Inovação Imaturo; Smallest Space Analysis

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