Acessibilidade / Reportar erro

O comum urbano em debate: dos comuns na cidade à cidade como comum?1 1 Parte deste texto tem origem na tese de doutorado Comum urbano: a cidade além do público e do privado (Tonucci Filho, 2017), defendida no Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Os autores agradecem à professora orientadora Heloisa Soares de Moura Costa, ao CNPq e à CAPES pelo auxílio financeiro e aos pareceristas e editores pelas contribuições.

Urban commons in debate: from the commons in the city to the city as a common?

Resumo

Em diferentes cidades ao redor do mundo, a ideia docomum urbanotem sido invocada por movimentos, pesquisadores e até por formuladores de política pública para reivindicar e proteger contra privatizações recursos e bens urbanos que poderiam ser mais amplamente compartilhados entre os habitantes. O objetivo deste artigo é discutir a literatura mais recente que versa sobre o comum urbano, abarcando os estudos que abordam os recursos comuns na cidade até aqueles que tratam a própria cidade (e a vida urbana) como comum. Inicialmente, é contextualizado o surgimento recente dessa literatura e, depois, são rastreados seus principais debates e perspectivas teóricas subjacentes. Em seguida, discute-se como os recursos e espaços comuns na cidade vêm sendo tratados e estudados pelas diferentes abordagens. Por fim, debate-se como a ideia da própria cidade como comum tem recebido atenção de diferentes teóricos, apontando os avanços e limitações dessas abordagens para pensar a cidade além do público e do privado.

Palavras-chave:
comum; comum urbano; recursos comuns; comuns urbanos; cidade comum

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br