Acessibilidade / Reportar erro

Um evento e alguns cabos de guerra: o Seminário Internacional Criação de Novas Cidades, 1958 1 1 Parte deste texto tem origem na tese de doutorado Arquitetura e engajamento: o IAB, o debate profissional e suas arenas transnacionais (1920-1970). A autora agradece à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) pelo auxílio financeiro, bem como à Amália Cristóvão dos Santos, Glória Kok e Pedro Lopes pela oportunidade de debate de seu conteúdo em versão preliminar.

Resumo

O artigo analisa o Seminário Internacional “Criação de Novas Cidades”, promovido no Rio de Janeiro, em 1958, pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, com a colaboração da União Internacional dos Arquitetos, do Instituto de Arquitetos do Brasil e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital. A partir desse evento transnacional, multidisciplinar e interinstitucional, busca-se apreender algumas tensões disciplinares na disputa por legitimidade de modos de pensar e fazer as cidades novas, com foco nas estratégias mobilizadas pelos arquitetos e urbanistas. A análise ancora-se, sobretudo, em registros oficiais do evento e em notícias veiculadas no jornalismo cotidiano carioca, que nos fornecem versões múltiplas sobre os acontecimentos.

Palavras-chave:
Urbanismo; Instituições; Cidades Novas; Brasília; Ibecc; UIA; IAB

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br