Acessibilidade / Reportar erro

Orientação sexual e seus efeitos no mercado de trabalho: um estudo com base na técnica de revisão sistemática* * Agradecemos aos três pareceristas anônimos e aos editores da Rebep, Paula Miranda-Ribeiro e Roberto Nascimento Rodrigues, pelos comentários e sugestões úteis. Também agradecemos aos comentários e sugestões de Jaime Jesus Filho, aos feedbacks recebidos durante as conferências e apresentações (Abep 2019 e Abet 2019). Este estudo foi financiado pelo CNPq, por meio da Chamada Universal CNPq/MCTI nº 01/2016, Processo nº 406564/2016-7. As opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões de qualquer uma das instituições às quais são afiliados.

Sexual orientation and its effects on the labor market: a study based on systematic review technique

La orientación sexual y sus efectos en el mercado laboral: un estudio basado en técnica sistemática de revisión

Resumo

Ao fazer uso da técnica de revisão sistemática, este trabalho apresenta dois objetivos. Em primeiro lugar, procurou-se identificar por meio da literatura especializada diferentes formas de classificação da orientação sexual no âmbito do mercado de trabalho. Tendo em vista o segundo objetivo, analisou-se o mercado de trabalho como um canal que gera distribuição desigual de renda mediante mecanismos discriminatórios a partir dos diferenciais de rendimentos com base na orientação sexual. A fonte de dados utilizada foi a plataforma Periódicos Capes. Entre os resultados, quatro formas de identificação da orientação sexual foram observadas, tendo as uniões consensuais (coabitação) o maior número de estudos, seguidas da autodeclaração, comportamento e militância. Adicionalmente, pode-se destacar a penalidade salarial sofrida por homens gays vis-à-vis as suas contrapartes sexuais, prêmio salarial para lésbicas, com relação às mulheres heterossexuais, e desvantagens dos homossexuais na inserção do mercado de trabalho em simulações na taxa de convite para entrevista, revelando, assim, indícios de discriminação logo na etapa inicial de contratação. Finalmente, é ressaltado que, mesmo na presença de legislações que protejam minorias sexuais, até em países mais liberais e tolerantes, o ambiente profissional não está completamente alinhado à produtividade do trabalhador.

Palavras-chave
Mercado de trabalho; Orientação sexual; Homossexual

Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br