Acessibilidade / Reportar erro

Sposàrsi a Franca: tendências da nupcialidade entre imigrantes italianos no interior paulista, 1885-1930* * O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior − Brasil (Capes), código de financiamento 001.

Sposàrsi a Franca: nuptial trends among Italian immigrants in the interior of São Paulo, 1885-1930

Sposàrsi a Franca: tendencias de la nupcialidad entre inmigrantes italianos en el interior de São Paulo, 1885-1930

Resumo

Em consonância com os estudos em Demografia Histórica e História da Família, este artigo visa a resgatar aspectos relativos à nupcialidade vivenciada pelos italianos e seus descendentes no município de Franca, interior do estado de São Paulo. A reflexão é corroborada pela historiografia recente que aponta a expansão da economia cafeeira no interior paulista como responsável por alterações no panorama demográfico por meio da atração de uma imigração internacional em massa, cujos impactos foram sentidos em diferentes espaços de ação, na família, nas relações matrimoniais, na etnicidade e integração desses grupos na sociedade brasileira entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Combinando metodologias seriais e de microanálise para explorar os dados disponíveis nos registros de matrícula da Hospedaria de Imigrantes de São Paulo e assentos de casamento do Registro Paroquial do Arquivo da Cúria Diocesana de Franca (1885-1930), abre-se caminho para enriquecer o universo de interpretações sobre a nupcialidade nos municípios atingidos pela imigração internacional de italianos. Esse artigo examina os impactos das variáveis imigratórias nos padrões de casamento dos italianos no município e resgata aspectos da endogamia desse grupo, favorecida pelos respectivos contextos e bagagens culturais que conduziram o processo imigratório por eles vivenciado.

Palavras-chave
Imigração italiana; Nupcialidade; Micro-história

Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br