Acessibilidade / Reportar erro

Equidade no acesso ao exame de Papanicolaou: estudo de base populacional no município de Campinas, São Paulo, Brasil

OBJETIVO:

Analisar a desigualdade social na prevalência da realização do exame de Papanicolaou nos últimos três anos segundo filiação a planos privados de saúde e, também, em relação a outras variáveis socioeconômicas, demográficas e de comportamentos relacionados à saúde em mulheres de 20 a 59 anos, residentes no município Campinas (SP).

MÉTODO:

O estudo foi do tipo transversal, de base populacional, e as análises estatísticas consideraram o delineamento da amostra.

RESULTADOS:

Apesar das significativas diferenças socioeconômicas existentes entre as mulheres filiadas e as não filiadas a planos privados de saúde, não foram observadas diferenças na realização do Papanicolaou entre os dois grupos, bem como em relação a todas as outras variáveis socioeconômicas e de saúde analisadas. Somente a situação conjugal revelou-se associada à realização do exame. O SUS foi responsável pela cobertura de 55,7% dos exames realizados.

CONCLUSÃO:

Os resultados apontam a existência de equidade social no município de Campinas quanto à realização do exame preventivo para o câncer do colo de útero na faixa etária estudada.

Prevenção de câncer de colo de uterino; Desigualdade em saúde; Saúde da mulher; Esfregaço vaginal; Detecção precoce do câncer; Estudos Transversais


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br