Acessibilidade / Reportar erro

Características da visita domiciliar no Brasil: análise de ciclos de avaliação externa do PMAQ-AB

RESUMO

Objetivo:

Analisar características da visita domiciliar (VD) no Brasil em 2012 e 2017.

Métodos:

Estudo ecológico com dados em painel cujas unidades de análise foram as equipes de saúde da Atenção Primária à Saúde no Brasil, participantes do 1º e 3º ciclos do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. Foram realizadas análises descritivas, inferenciais e espaciais (alpha=5%).

Resultados:

Houve aumento na proporção de equipes que realizavam visita domiciliar com periodicidade definida a partir da análise de risco e vulnerabilidade e na de busca ativa de pessoas com sintomáticos respiratórios e de mulheres com exame citopatológico atrasado e alterado. Nordeste, Sudeste e Sul foram as regiões com maior concentração de equipes que realizavam a VD e faziam busca ativa.

Conclusão:

A manutenção e qualificação das VD deve ser uma prioridade no Brasil, uma vez que poucos são os países no mundo com tamanha capilaridade dos serviços de saúde, alcançando os domicílios de milhões de pessoas.

Palavras-chave:
Visita domiciliar; Serviços de saúde; Avaliação em saúde; Atenção primária à saúde

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br