Acessibilidade / Reportar erro

Mortalidade por câncer na infância e adolescência: análises de tendência e distribuição espacial nas 133 regiões intermediárias brasileiras agrupadas por macrorregiões

RESUMO

Objetivo:

Avaliar magnitude, tendência e padrões espaciais da mortalidade por câncer na infância e adolescência, entre 1996 e 2017, nas 133 regiões intermediárias brasileiras, utilizando indicadores socioeconômicos e de serviços de saúde.

Métodos:

É um estudo ecológico que analisa a tendência da mortalidade por câncer na infância e adolescência por meio de séries temporais. Os dados sobre óbitos foram extraídos do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Os dados referentes à população foram extraídos dos censos demográficos de 1991, 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com interpolação para os anos intercensitários. Foram delineadas séries temporais para a mortalidade por tipo de câncer em cada região intermediária. Tais regiões foram agrupadas por macrorregiões para a apresentação dos resultados. O cálculo e interpretação das tendências de mortalidade utilizaram o procedimento de autorregressão de Prais-Winsten.

Resultados:

As taxas de mortalidade para todas as neoplasias foram maiores na Região Norte (7,79 óbitos por 100 mil habitantes), enquanto para as leucemias foram maiores na Região Sul (1,61 óbitos por 100 mil habitantes). Em ambas a mortalidade foi maior no sexo masculino e na faixa etária de zero a quatro anos. A tendência mostrou-se decrescente (annual percent change — APC -2,11 [intervalo de confiança — IC95% -3,14; -1,30]) para todas as neoplasias nas regiões brasileiras e estacionária (APC -0.43 [IC95%: -1.61; 2.12]) para as leucemias, no período analisado.

Conclusão:

A taxa de mortalidade, para todas as neoplasias, apresentou valores mais elevados nas regiões que dispõem de menores números de leito de Unidade de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave:
Epidemiologia; Câncer; Mortalidade; Séries temporais

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br