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A formação inicial do(a) futuro(a) professor(a) de Letras: a mediação de leitura em foco

The future Language and Literature teacher’s initial training: focusing on reading mediation

La formación inicial del (la) futuro(a) profesor(a) de Letras: la mediación de lectura en foco

Resumo:

O objetivo deste artigo é discutir como ocorre a mediação do literário no curso de Letras de uma universidade do sul do Brasil da rede da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e o impacto dessa mediação na formação do(a) futuro(a) docente. É uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. O instrumento de coleta utilizado consistiu em entrevista por meio de grupo focal com oito acadêmicos do curso de Letras, na disciplina de Estudos Literários. A professora de Literatura não foi entrevistada, mas é considerada sujeito de pesquisa porque, mediante os depoimentos dos acadêmicos, identificamos as percepções sobre a atuação dela em sala de aula, suas escolhas metodológicas e teóricas. A análise dos dados ocorreu de acordo com a análise de conteúdo segundo Franco (2008FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2008.). O estudo fundamentou-se em Barthes (2015BARTHES, R. O prazer do texto. 6. ed. São Paulo: Perspectiva S.A., 2015. 80 p., 1992BARTHES, R. S/Z: uma análise da novela Sarrasine de Honoré de Balzac. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. 245 p.), Duarte Júnior (2010DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5. ed. Curitiba: Criar Edições, 2010. 225 p., 2012DUARTE JÚNIOR, J. F. Entrevista [concedida a Carla Carvalho]. Revista Contrapontos, Itajaí, SC, v. 12, n. 3, p. 362-367, set./dez. 2012. Disponível em: <Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4039/2387 >. Acesso em: 5 nov. 2021.
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), Mirian Martins (2005MARTINS, M. C. Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2005. 1. v., n. 1., 2014MARTINS, M. C. Entre [con]tatos, nuvens e chuviscos mediadores. In: MARTINS, M. C. (Org.). Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2014. p. 213-229. (Série Arte, Educação e Cultura).), Neitzel et al. (2017NEITZEL, A. A. et al. Mediações culturais no museu. In: NEITZEL, A. A. et al. (Org.). Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estéticas na educação. Itajaí: Univali; Florianópolis: Dois Por Quatro, 2017. p. 325-345.), Todorov (2020TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 10. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2020.), entre outros. Os resultados indicam que: a mediação da leitura do literário ocorreu a partir da concepção da professora de que mediar implica uma postura de valorização do outro; a mediação deu-se por meio de objetos e espaços propositores - livros, pinturas, músicas, cartões-postais, trechos de filmes, entre outros -, os quais a professora explorou para oportunizar aos(às) acadêmicos(as) a apreciação do texto literário como objeto estético e artístico; os espaços propositores, como corredores, escadas, bibliotecas, espaços ao ar livre e a própria sala de aula, foram experimentados para ampliar as percepções dos(as) acadêmicos(as) sobre a obra e por ela serem afetados(as). As experiências reverberaram e há indícios de que contribuíram para a educação estética dos(as) futuros(as) docentes.

Palavras-chave:
ensino superior; formação de professores; mediação em leitura.

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