Acessibilidade / Reportar erro

Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade

Continuing education of teachers "in" and "to" work: issues and reflections from the critical theory of society

Formación continuada de profesores en el trabajo y para el trabajo: cuestiones y reflexiones a partir de la teoría crítica de la sociedad

Resumo:

O presente artigo reflete sobre a necessidade de formação continuada de professores - tema consensual nos debates acadêmicos e nas formulações políticas. Buscou-se na literatura algumas ponderações sobre a formação docente no e para o trabalho, para, em seguida, propor a noção de formação com base na teoria crítica da sociedade, especificamente nas formulações de Theodor Adorno. Destacou-se que a formação docente, tal como vem ocorrendo, é pseudoformação, uma vez que tem em sua gênese um sentido heteronômico, impossibilitando aos sujeitos a formação em seu sentido lato.

Palavras-chave:
formação continuada; formação docente; trabalho docente

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br