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Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020)

Academic production on work conditions in Latin America (2000-2020)

Producción académica sobre las condiciones de trabajo docente en Latinoamérica (2000-2020)

Resumo:

Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente e as políticas de carreira na educação básica dos países da América Latina, com foco em pesquisas comparadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com procedimentos de investigação bibliográfica, documental e bibliométrica. Como fonte, foram escolhidas as bibliotecas digitais de teses e dissertações defendidas no Brasil entre os anos 2000 e 2020. A análise evidenciou que as reformas educacionais têm precarizado as condições de trabalho docente na forma de desigualdades contratuais e salariais nas escolas públicas. Ademais, a ausência de uma regulação nacional, que contemple todas as estruturas da carreira docente, tem suprimido direitos historicamente conquistados, em consonância com o movimento internacional pela reforma da docência.

Palavras-chave:
condições do trabalho docente; carreira docente; profissão docente; América Latina.

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