Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos da Presença, Volume: 14, Número: 3, Publicado: 2024
  • Uma Amazona de Barba Performance E Gênero Ii

    Costa, Isaac

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma Amazona de Barba – O texto sustenta sua metodologia na Análise de Discurso. Para tanto, mobiliza significantes no intuito de analisar discursivamente a performance artística de uma drag queen. A tese apresentada é a de que montar-se é um mecanismo discursivo que cria um punctum simbólico que encobre o real traumático de crescer impedido de associar-se ao feminino. Conclui que o lugar da drag, como tensão entre a formação masculinista e o seu avesso, representa um espaço limiar, dissidente, de mestiçagem e transfiguração da dor, repressão e perda. A contribuição refere ao fato de que é por meio desse fazer artístico que o sujeito do discurso resiste e se autoriza a agir, a significar.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Une Amazone Barbu – Le texte fonde sa méthodologie dans l’Analyse du Discours. Pour ce faire, il mobilise des signifiants dans le but d’analyser discursivement la performance artistique d’une drag queen. La thèse présentée soutient que se costumer est un mécanisme discursif qui crée un punctum symbolique dissimulant la réalité traumatisante de grandir en étant incapable de s’associer au féminin. Il conclut que la position de la drag, en tant que tension entre la formation masculiniste et son opposé, représente un espace liminal, dissident, d’hybridité et de transfiguration de la douleur, de la répression et de la perte. La contribution réside dans le fait que c’est à travers cette pratique artistique que le sujet du discours résiste et s’autorise à agir, à signifier.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A Bearded Amazon – The text grounds its methodology in Discourse Analysis. To do so, it mobilizes signifiers with the aim of discursively analyzing the artistic performance of a drag queen. The thesis presented argues that dressing up is a discursive mechanism that creates a symbolic punctum that conceals the traumatic reality of growing up unable to associate with the feminine. It concludes that the drag’s position, as a tension between masculinist formation and its opposite, represents a liminal, dissenting space of hybridity and transfiguration of pain, repression, and loss. The contribution lies in the fact that it is through this artistic practice that the subject of discourse resists and authorizes oneself to act, to signify.
  • O Teatro se Antecipa: Ludovina Soares da Costa e O Surdo-Mudo ou o Abade de l’Épée Performance E Gênero Ii

    Reily, Lucia; Sofiato, Cássia Geciauskas

    Resumo em Português:

    RESUMO O Teatro se Antecipa: Ludovina Soares da Costa e O Surdo-Mudo ou o Abade de l’Épée – Este artigo investiga a encenação da peça O Surdo-Mudo ou o Abade de l’Épée, de Jean-Nicolas Bouilly, no período imperial. O objetivo foi analisar como os múltiplos discursos que circularam na mídia sobre a surdez, somados à atuação da atriz portuguesa Ludovina Soares da Costa como um jovem surdo-mudo, serviram de motivação para fundar a primeira instituição brasileira para surdos no Rio de Janeiro. A pesquisa documental foi realizada por meio de varredura nos periódicos de 1810 a 1860 da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, buscando mapear anúncios, notas e críticas das apresentações. Os resultados destacam o trânsito de concepções sobre a surdez na sociedade fluminense por meio do teatro.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Le Théâtre Devancé: Ludovina Soares da Costa et L’Abbé de l’Épée, comédie historique, en cinq actes – Cet article étudie la mise en scène de la pièce L’Abbé de l’Épée de Jean-Nicolas Bouilly, dans la période impériale. L’objectif était d’analyser comment les multiples discours sur la surdité qui circulaient dans les médias, ajoutés à la performance de l’actrice portugaise Ludovina Soares da Costa en tant que sourd-muet, ont motivé la fondation de la première institution brésilienne pour les sourds. La recherche documentaire a été effectuée par balayage de 1810 à 1860 dans l’Héméothèque de la Bibliothèque Nationale, cherchant les annonces, les notes et les critiques des présentations. Les résultats montrent le transit des conceptions sur la surdité dans la société fluminense au théâtre.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT When Theater is at the Vanguard: Ludovina Soares da Costa and The Deaf and Dumb or the Abbé de l’Épée: an Historical Drama – This article investigates the staging of Jean-Nicolas Bouilly’s play L’Abbé de l’Épée, [The deaf-mute or the Abbot de l’Épée] during Brazil's imperial period. The objective was to analyze how multiple discourses on deafness that circulated in the media, combined with the performance of the Portuguese actress Ludovina Soares da Costa as a deaf-mute young man motivated the founding of Brazil's first institution for the deaf, in Rio de Janeiro. The documentary study surveyed material from the newspaper collection at the Hemeroteca da Biblioteca Nacional, for periodicals from 1810 through 1860, reviewing ads, news and reviews of the performances. The results highlight the transmission of conceptions about deafness in the local society through theater.
  • Scripts de Gênero e as Performances das Crianças que Reverberam no Contexto da Educação Infantil Performance E Gênero Ii

    Moraes, Jéssica Tairâne de; Felipe, Jane

    Resumo em Português:

    RESUMO Scripts de Gênero e as Performances das Crianças que Reverberam no Contexto da Educação Infantil – A partir dos Estudos de Gênero e da Sociologia da Infância, o artigo busca compreender e analisar as estratégias que as crianças estabelecem para lidar com os scripts de gênero que lhes são endereçados no cotidiano da educação infantil. Os resultados da análise mostram que elas buscam modos mais plurais de vivenciar suas experiências como meninas e meninos, ainda que sejam educadas a partir de concepções binárias que tentam impor um reiterado governo dos corpos infantis. A pesquisa, de inspiração etnográfica, foi desenvolvida a partir da observação participante com crianças de quatro anos de idade em uma escola pública de educação infantil na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS/Brasil.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Scripts de Genre et Performances d’Enfants qui se Répercutent dans le Contexte de l’Éducation de la Petite Enfance – Basé sur les études de genre et la sociologie de l’enfance, l’article cherche à comprendre et à analyser les stratégies que les enfants établissent pour faire face aux scénarios de genre qui leur sont adressés dans l’éducation quotidienne de la petite enfance. Les résultats de l’analyse montrent qu’ils recherchent des manières plus plurielles de vivre leurs expériences de filles et de garçons, même s’ ils sont éduqués sur la base de concepts binaires qui tentent d’imposer un gouvernement répété du corps des enfants. La recherche, d’inspiration ethnographique, a été développée à partir de l’observation participante auprès d’enfants de quatre ans, dans une école publique d’éducation préscolaire, dans la région métropolitaine de Porto Alegre/RS/Brésil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Gender Scripts and Children’s Performances that Reverberate in the Context of Early Childhood Education – Based on Gender Studies and the Sociology of Childhood, this article seeks to understand and analyze the strategies that children establish to deal with the gender scripts addressed to them in everyday Early Childhood Education. The results of the analysis show that they seek more plural ways of living their experiences as girls and boys, even though they are educated based on binary concepts that try to impose a repeated control of children’s bodies. The research, of ethnographic inspiration, was developed based on participant observation with four-year-old children, in a public early childhood education school, in the Metropolitan Area of Porto Alegre/RS/Brazil.
  • O Impasse de Hamlet: processo criativo teatral nos Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe Outros Temas

    Delmanto, Ivan

    Resumo em Português:

    RESUMO O Impasse de Hamlet: processo criativo teatral nos Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe – Este ensaio analisa a narrativa do processo de criação de uma encenação de Hamlet, conduzido pelo personagem Wilhelm Meister no romance Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe. O ensaio parte da ideia de formação, presente no romance e também em outras obras do autor alemão, para traçar relações entre processo criativo teatral e seu contexto histórico. Também procura-se apresentar o processo criativo descrito no romance como espécie de síntese de múltiplos conceitos desenvolvidos pelo teatro alemão e europeu do século XVIII, revelando a inspiração dialética do percurso teatral narrado por Goethe.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L’Impasse du Hamlet: le processus de création du théâtre dans Les Années d’Apprentissage par Wilhelm Meister, de Goethe – Cet essai analyse le récit du processus de création d’une mise en scène de hameau, dirigé par le personnage Wilhelm Meister dans le roman Les Années d’apprentissage de Wilhelm Meister, de Goethe. L’essai part de l’idée de formation, présente dans le roman et dans d’autres œuvres de l’auteur allemand, pour tracer les relations entre le processus théâtral créatif et son contexte historique. Il cherche également à présenter le processus créatif décrit dans le roman comme une sorte de synthèse de multiples concepts développés par le théâtre allemand et européen au XVIIIe siècle, révélant l’inspiration dialectique du voyage théâtral raconté par Goethe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Hamlet Impasse: theater creative process in Goethe’s Wilhelm Meister’s Apprenticeship – This essay analyzes the narrative of the process of creating a Hamlet staging, conducted by the character Wilhelm Meister in Goethe’s novel Wilhelm Meister’s Apprenticeship. The essay is based on the concept of self-formation (bildung), present in the book and also in other works by the German author, to trace relations between the theatrical creative process and its historical context. It also seeks to present the creative process described in the novel as a kind of synthesis of multiple concepts developed by German and European theater in the 18th century, showing the dialectical inspiration of the theatrical journey narrated by Goethe.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com