Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos da Presença, Volume: 10, Número: 1, Publicado: 2020
  • Filosofia-Performance: uma introdução Filosofia-Performance

    Ó Maoilearca, Laura Cull

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo introduz a filosofia-performance, não obstante o risco de contradição performativa que tal ato envolve. Primeiramente, considera a filosofia-performance como um campo que questiona como a performance pensa e como o pensamento é performado (inclusive, especificamente como filosofia). A partir da não-filosofia de Laurelle, dirige-se à filosofia-performance como método, recortando-a como um paradigma alternativo, performativo, alternativo para a abordagem da filosofia da(s) arte(s) que, historicamente, dominou abordagens para a estética. Este conclui por afirmar a chamada para o campo para a abordar a ética-política nas dimensões da produção de conhecimento não apenas em termos disciplinares, mas também geopolíticos.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Cet article introduit la philosophie de la performance, malgré le risque de contradiction performative que comporte un tel acte. Premièrement, il considère la philosophie de la performance comme un domaine qui remet en question la manière dont la performance est pensée et pensée (en tant que philosophie). S'inspirant de la non-philosophie de Laruelle, il aborde ensuite la philosophie de la performance en tant que méthode, la présentant ainsi comme un paradigme alternatif et performatif de l'approche de la philosophie des arts qui a historiquement dominé les approches de l'esthétique. Il conclut en affirmant l’appel lancé sur le terrain pour aborder les dimensions éthico-politiques de la production de connaissances en termes non seulement disciplinaires, mais géopolitiques.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article introduces performance philosophy, despite the risk of performative contradiction such an act involves. First, it considers performance philosophy as a field that questions how performance thinks and thought is performed (including, specifically as philosophy). Drawing from Laruelle’s non-philosophy, it then addresses performance philosophy as method, framing it as an alternative, performative paradigm to the philosophy of the arts approach that has historically dominated approaches to aesthetics. It concludes by affirming the call to the field to address the ethico-political dimensions of knowledge-production in not only disciplinary, but also geopolitical terms.
  • Crise da Representação, Virada Performativa e Presença: possibilidades rumo a uma Filosofia-Performance Filosofia-Performance

    Dias, Luciana da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo: Discute-se aqui a chamada Crise da representação como marca do teatro ocidental e da modernidade. Sua possibilidade de superação, como hipótese central, perpassaria a emergência de um novo paradigma caracterizado por uma virada performativa - no qual performance é entendida em sentido amplo, derivado do Performance Studies. Como referencial teórico utiliza-se, em caráter geral, a ampla bibliografia de autores como Artaud, Derrida, Gumbrecht e Féral e, em caráter específico, no âmbito da Performance Philosophy, de autores como Cull, Grant e outros, evidenciando que explicitar esse novo campo é discutir, também, suas tarefas futuras em direção àquilo que chamamos de uma possível hermenêutica da presença.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Dans cet article, la soi-disant crise de représentation est discutée comme une caractéristique du théâtre occidental et de la modernité. L’hypothèse clé de surmonter la crise par l’émergence d’un virage performatif a été étudiée, dans lequel la performance est comprise au sens large par les études de performance. À cette fin, nous nous référons à des auteurs tels que Artaud, Derrida, Heidegger, Gumbrecht et Féral comme cadre théorique général, et à des auteurs tels que Cull, Street et d’autres pour une approche plus spécifique dans le contexte de la philo-performance. Cet article soutenait qu’un tournant philosophique dans les études de performance s’est produit par une radicalisation de la ‘présence’.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper, the so-called Crisis of Representation is discussed as a hallmark of Western Theatre and Modernity. The key hypothesis of overcoming such a crisis is investigated through the emergence of a performative turn, in which performance is understood in a broader sense derived from Performance Studies. To address this, the paper builds on authors such as Artaud, Derrida, Heidegger, Gumbrecht and Féral for a general theoretical background, and on the work of authors such as Cull, Street and others for a more specific approach concerning the field of Performance Philosophy. This paper argues that a philosophical turn in Performance Studies has happened through a radicalization of ‘Presence’.
  • Que Papel a Presença poderia Desempenhar nas Práticas Acadêmicas? Sobre a performatividade da teoria no contexto da Filosofia-Performance Filosofia-Performance

    Lagaay, Alice; Seitz, Anna

    Resumo em Português:

    Resumo: O diálogo discute o papel desempenhado pela presença em situações acadêmicas de copresença com outras pessoas (em comparação com a importância da presença em contextos artísticos). Questiona a medida em que as formas acadêmicas convencionais, para além de buscar garantir a objetividade teórica, na verdade pré-determinam ou, de fato, limitam a transmissibilidade do conteúdo teórico. A conversa aponta para a necessidade de uma nova atenção dramatúrgica à performatividade da teoria, e apela por uma abordagem inovadora aos formatos como as perguntas e os resultados referentes aos diversos campos nas humanidades poderiam ser apresentados e negociados com maior sucesso.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Le dialogue thématise le rôle que pourrait jouer la présence dans des situations académiques de co-présence avec d’autres (par rapport à l’importance de la présence dans des contextes artistiques). Il s’interroge sur la mesure dans laquelle, au-delà d’idéalement garantir l’objectivité théorique, les formes académiques conventionnelles ont tendance à déterminer ou même à limiter réellement la transmissibilité de contenu théorique. La conversation souligne la nécessité d’une nouvelle approche dramaturgique par rapport à la performativité de la théorie et appelle à un développement de sensibilités pour de nouveaux formats alternatifs dans lesquels les résultats et les questions de divers domaines des sciences humaines pourraient être présentés et négociés avec plus de succès.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The dialogue discusses the role presence could be permitted to play in academic situations of co-presence with others (in comparison to the importance of presence in artistic contexts). It ponders the extent to which conventional academic forms, quite apart from seeking to guarantee objectivity in theory, actually pre-determine, or in fact limit, the communicability of theoretical content. The conversation points to the need for a new dramaturgical attentiveness to the performativity of theory and calls for an innovative approach to the formats in which the questions and results concerning various fields in the humanities could be presented and negotiated more successfully.
  • Fronteiras entre as Artes da Performance e a Filosofia Filosofia-Performance

    Feitosa, Charles

    Resumo em Português:

    Resumo: Aparentemente a filosofia nada tem a ver com as artes da performance, pois seu ambiente é meramente teórico e eminentemente abstrato, enquanto o termo performance remete às noções de operação, execução, ação. Propõe-se aqui a reocupação das fronteiras entre filosofia e as artes da performance através de uma reflexão sobre os seguintes pontos: 1. Qual é a performance da filosofia?; 2. O que a filosofia pode dizer sobre a performance?; 3. Quais são as formas possíveis de composição entre filosofia e as artes da performance?

    Resumo em Francês:

    Résumé: Apparemment la philosophie n’a rien à voir avec les arts de la scène, parce que son environnement est purement théorique et éminemment abstrait, tandis que le terme performance se rapporte aux notions d’opération, d’exécution, d’action. Je propose ici la réoccupation des frontières entre philosophie et arts de la performance par une réflexion sur les points suivants: 1. Quelle est la performance de la philosophie?; 2. Que peut dire la philosophie sur la performance?; 3. Quelles sont les formes possibles de composition entre la philosophie et les arts de la performance?

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Apparently, philosophy has nothing to do with performing arts, as its environment is purely theoretical and eminently abstract, while the word performance refers to the notions of operation, implementation, action. I propose here the reoccupation of the borders between philosophy and performance arts by means of a reflection on the following points: 1. What is the performance of philosophy?; 2. What can philosophy say about performance?; 3. Which are the possible forms of composition between philosophy and performing arts?
  • Desajustamento: a hermenêutica do fracasso e a poética do palhaço - Heidegger e os palhaços Filosofia-Performance

    Beré, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo apresenta algumas ideias heideggerianas aplicadas à arte da palhaçaria. Quatro princípios de prática da arte dos palhaços são analisados ​​à luz do desajustamento - um conceito baseado na capacidade que o palhaço tem de não se enquadrar nas convenções teatrais, cinematográficas e sociais criando assim uma linguagem própria. Em uma abordagem ontológica, o artigo procura examinar o que significa ser um palhaço-no-mundo. Ao seguir um princípio Heideggeriano, o palhaço é analisado aqui levando em conta o seu fazer artístico; o palhaço é o que o palhaço faz: esse é o princípio básico da poética do palhaço. A conclusão propõe um olhar sobre a forma de pensar do palhaço - que aqui é chamada de lógica desajustada - e mostra a hermenêutica do fracasso, na qual a lógica do sucesso se torna questionável.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’article présente quelques idées heideggeriennes appliquées à l’art du clown. Quatre principes de pratique de l’art du clown sont analysés à la lumière de l’inadéquation - un concept basé sur la capacité du clown à ne pas s’inscrire dans les conventions théâtrales, cinématiques et sociales, créant ainsi son propre langage. Dans une approche ontologique, cet article cherche à examiner ce que signifie être un clown dans le monde. Suivant un principe heideggerien, le clown est analysé ici en tenant compte de sa pratique artistique; le clown est ce que le clown fait: c'est le principe de base de la poétique du clown. La conclusion propose de jeter un regard sur la façon de penser du clown - appelée ici logique inadaptée - et montre l'herméneutique de l'échec, où la logique du succès devient discutable.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article presents some Heideggerian ideas applied to the art of clowning. Four principles of practice of the clown’s art are analysed in the light of misfitness - a concept based on the clown’s ability not to fit into theatrical, cinematic and social conventions, thus creating a language of his own. In an ontological approach, this article seeks to examine what it means to be a clown-in-the-world. Following a Heideggerian principle, the clown is analysed here taking into account his artistic praxis; a clown is what a clown does: this is the basic principle of clown poetics. The conclusion proposes a look at the clown’s way of thinking - which is here called misfit logic - and shows the hermeneutics of failure, where the logic of success becomes questionable.
  • ‘A astúcia própria da cena’: notas para um dispositivo comum entre o teatro e a filosofia Filosofia-Performance

    Rokem, Freddie

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo sugere que cenas de bisbilhotagem contêm a chave para um dispositivo fundamental para o teatro, capaz de reforçar as intrincadas dimensões metateatrais de toda performance teatral, amplificando seu caráter filosófico. De modo a tornar essa afirmação clara, o artigo discute a ideia de dispositivo, conceito de inspiração foucaultiana (1980; 1986), e aplica suas dimensões autorreflexivas a vários exemplos retirados de diferentes peças, a fim de discutir como estes podem funcionar tanto quanto partituras para performances quanto como textos de caráter filosófico.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’article suggère que les scènes d’espionnage sont la clé d’un dispositif fondamental pour le théâtre. Il renforce les dimensions méta-théâtrales complexes de toute performance théâtrale, amplifiant son caractère philosophique. Afin de clarifier cette affirmation, l’article examine l’idée de dispositif, concept d’inspiration foucaldien (1980; 1986), et applique ses dimensions autoréflexives à divers exemples tirés de différentes pièces afin de discuter de la manière dont ils peuvent fonctionner scores de performance ainsi que des textes philosophiques.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article suggests that eavesdropping scenes contain the key to a fundamental dispositive of the theatre, that reinforces the intricate metatheatrical dimensions of any performance and amplifies its philosophical aspects. In order to make this claim clear, the article discusses the idea of a dispositive, a concept broadly taken from Foucault (1980; 1986) and applies its self-reflexive dimensions to a number of examples from different plays, in order to demonstrate as those work both as scores for performances as well as texts with a philosophical character.
  • O Teatro, É Verdade? Ponderações sobre o real na cena contemporânea Filosofia-Performance

    Marina, Heloisa

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo dedica atenção aos possíveis desdobramentos do uso de narrativas pessoais em cena, quando tomadas no intuito de provocar tensão entre realidade e ficção no instante do acontecimento cênico. Utilizando como referência formulações que ponderam acerca da concepção do real - do contexto social dos anos 1960 aos dias de hoje -, a partir do pensamento de filósofos como Debord, Baudrillard e Rosset, busca-se refletir sobre o teatro e a performance como campos artísticos capazes de interrogar a afirmação totalizante sobre a verdade no mundo atual.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Cet article porte une attention aux possibles conséquences de l’utilisation de récits personnels dans la scène, lorsqu’ils sont pris afin de provoquer une tension entre la réalité et la fiction au moment de l’événement scénique. Utilisant comme références les formulations qui examinent la conception du réel - du contexte social de 1960 à nos jours -, bien que la pensée de philosophes tels que Debord, Baudrillard et Rosset, ce texte réfléchit sur le théâtre et la performance comme domaines artistiques capables d’interroger l’affirmation totalisant sur la vérité dans le monde actuel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article focuses on the possible outcomes that may unfold when personal narratives have been intentionally applied on stage to generate a tension between the ideas of reality and fiction in performance. The article uses theoretical references that conceptualize the notion of the ‘Real’ - from the social context of the 1960s to the present - and follows the thoughts of philosophers like Debord, Baudrillard and Rosset with the aim to consider theater and performance as artistic fields that have the potential to interrogate totalizing statements about the truth in today’s world.
  • A Natureza Performativa da Imaginação Dramática Filosofia-Performance

    Vega Balbás, Rubén

    Resumo em Português:

    Resumo: A imaginação criativa é um conceito básico na filosofia crítica, que baseia a faculdade de enquadramento do sujeito no centro do processo cognitivo. Ligando o interno e o externo, a imaginação também é fundamental para as metodologias de interpretação dramática. Esta mediação foi alternativamente interpretada na tradição ocidental sob uma perspetiva reversível, ora priorizando o processo que ocorre de fora para dentro (aestesis), ora o oposto (poiese). Para além de dialética, o artigo irá relacionar a filosofia com a teoria dramática, explorando o drama virtual da identidade, de modo a enfatizar como o transcendente e o empírico se ligam teatralmente.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’imagination créatrice est un concept central de la philosophie critique qui établit la faculté de cadrage du sujet, dans la mesure où elle joue le rôle de médiateur entre le monde mental et le monde matériel, au milieu du processus cognitif. Liant l’imaginaire à l’externe, l’imagination est également essentielle pour les méthodologies du jeu dramatique. Cette médiation a été interprétée alternativement dans la tradition occidentale selon une perspective réversible, en donnant la priorité soit au processus allant de l’extérieur vers l’intérieur (aesthesis), soit au contraire (la poiesis). Au-delà de la dialectique, cet article associera la philosophie à la théorie dramatique. Ma thèse explore le drame virtuel de l’identité et, si l’imagination et les actes performatifs dépendent les uns des autres en tant que poursuites humaines, avec le terme dramatisation je souligne comment le transcendantal et l’empirique sont liés théâtralement.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Creative imagination is a central concept in critical philosophy which establishes the framing faculty of the subject in the middle of the cognitive process. Linking the internal and the external, imagination is also key for dramatic acting methodologies. This mediation has been alternatively interpreted in Western tradition under a reversible perspective, giving priority to either the process that goes from the outside inwards (aesthesis) or just the opposite (poiesis). Going beyond dialectics, this article will connect philosophy with dramatic theory. My proposal explores the virtual drama of identity to emphasise how the transcendental and empirical get linked theatrically.
  • Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo Outros Temas

    Jacob, Elizabeth Motta; Viana de Paulo, Rodolfo R.

    Resumo em Português:

    Resumo: O fenômeno do Funk é mais amplo do que as suas especificidades como gênero musical. O lugar cultural por ele ocupado coloca em evidência questões relativas ao corpo, gênero, raça e classe social como conteúdos sociopolíticos em constante fricção com a cultura da elite e das mídias, que o absorvem e buscam higienizá-lo. Entende-se que se algo deve ser higienizado pelo apagamento dos traços sociais e raciais dos funkeiros é porque essa condição é entendida como abjeta - imunda. Parte-se aqui do conceito de imundo para tratar do corpo negro e LGBT no universo do Funk por meio do portrait de seis rapazes tendo como suporte teórico reflexões do campo da dança, da performance art e da política.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Le Funk est un phénomène plus ample que ses spécificités en tant que genre musical. L’espace culturel qu’il occupe met en évidence des questions concernant le corps, le genre, la race et les classes sociales. Son côté sociopolitique se frotte constamment avec la culture des élites et des médias, qui le pénètrent en essayant de le nettoyer, comme s’il était abject et imundo. Cet article s’approprie le concept d’impureté pour analyser le corps noir et LGBT dans l’univers du Funk. En examinant les portraits de six hommes, on propose une méthodologie d’analyse et de réflexion basée sur les théories de la dance, de la performance art et de la politique.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: As a phenomenon, funk is wider than its specificities as a musical genre. The cultural space it occupies highlights issues related to the body, gender, race and social classes as sociopolitical aspects in constant friction with elite culture and the media, which absorb it and attempt to sanitize it. If something needs to be sanitized through the erasure of social and racial traits of funk singers and dancers, it is because this condition is seen as abject - immund. This article makes use of the concept of immund to analyze the black and LGBT body within the funk universe by examining the portraits of six young men in light of theoretical reflections derived from the fields of dance, performance art and politics.
  • Dançar a Anarquia: teorias e práticas anarquistas no Judson Dance Theater, Grand Union e Contact Improvisation Outros Temas

    Bigé, Romain

    Resumo em Português:

    Resumo: Quando se fala da dança pós-moderna americana dos anos 1960 e 1970, fala-se com frequência de corpos, de movimentos e de procedimentos coreográficos democráticos. No entanto, certos aspectos dessas danças (des-hierarquização das partes do corpo e das virtuoses, busca de processos de decisão coletivos...) se opõem de maneira crítica à democracia liberal. Elas seriam reivindicações anarquistas, mais do que democráticas. Baseando-se em três aventuras coletivas americanas, e examinando os escritos de Steve Paxton como testemunha e ator dessas aventuras, este artigo pergunta: o que um postulado anarquista permite ver nessas danças? O que nos ensinam as práticas coreográficas sobre a anarquia?

    Resumo em Francês:

    Résumé: On parle souvent, à l’égard de la danse post-moderne américaine des années 1960 et 1970, de corps, de mouvements, de procédures chorégraphiques démocratiques. Pourtant, certains traits de ces danses (déhiérarchisation des parties du corps et des virtuosités, recherche de processus de décision collectifs...) s’opposent de manière critique à la démocratie libérale. C’est plutôt de l’anarchisme qu’elles se réclament. En s’appuyant sur trois aventures collectives américaines, et en examinant les écrits de Steve Paxton comme témoin et acteur de ces aventures, cet article se demande: Qu’est-ce qu’un postulat anarchiste permet de voir dans ces danses? Que nous apprennent les pratiques chorégraphiques sur l’anarchie?

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Post-modern dances of the 1960s and 1970s in the US are often associated with democracy: with democratic bodies, movements, and choreographic procedures. Yet some of their key aspects (such as the dehierarchization of creation processes, body parts and virtuosities, the investigation of new systems of collective decisions…) directly oppose and criticize representative liberal democracies. This article proposes that anarchism, as the theory and practice of rejecting and interrogating forms of domination, could be a richer term to describe their political intents. Through a case study of three collective choreographic adventures, as well as the testimony of dancer and choreographer Steve Paxton, it asks: What can we learn about post-modern dances through the lens of anarchy? And what can we learn about anarchy through the lens of those dances?
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com