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Narrativas de Dança de um Artista Negro em Espelhamento a Saberes e Conceitos de Autoras Pretas

Récits de danse d’un artiste noir reflétant les connaissances et les concepts d’auteurs noirs

RESUMO

Narrativas de Dança de um Artista Negro em Espelhamento a Saberes e Conceitos de Autoras Pretas – Este artigo apresenta aspectos de narrativas de vida e de profissão de um artista negro da dança, Rubens Oliveira, e como sua experiência sensível, poética e criadora de homem negro se con-trapõe a estereótipos de masculinidades hegemônicas. O objetivo deste artigo é evidenciar a história de vida de um homem negro brasileiro que faz da dança sua profissão. Problematizam-se questões concer-nentes ao processo de ser um homem negro no Brasil, abarcando o conceito de escrevivência, de Concei-ção Evaristo (2020), e de amefricanidade, de Lélia Gonzalez (1988). O artigo, tendo como referência, em sua maioria, autoras negras, coloca em evidência as epistemologias pretas como uma forma de repre-sentatividade.

Palavras-chave:
Dança; Rubens Oliveira; Homem Negro; Escrevivência; Amefricanidade

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