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Mulheres do Mar: práticas performativas como crítica aos mitos coloniais patriarcais brasileiros

Mulheres do Mar: pratiques performatives comme critique des mythes coloniaux patriarcaux brésiliens

RESUMO

Mulheres do Mar: práticas performativas como crítica aos mitos coloniais patriarcais brasileiros – O texto analisa o projeto Mulheres do Mar, realizado com idosas da comunidade Serviluz em Fortaleza (CE). Através de oficinas de práticas performativas, questionou-se o mito colonial Iracema, de José de Alencar. Análises feministas articuladas com a abordagem dos arquivos e repertórios de Diana Taylor fundamentam a crítica do romance. Em seguida, compartilham-se aspectos da abordagem me-todológica de criação, com ênfase nas cartografias de si. Reflete-se como a elaboração coletiva de uma contranarrativa à herança patriarcal sintetizada em Iracema contribui para o debate sobre práticas artísti-co-pedagógicas decoloniais.

Palavras-chave:
Práticas Performativas; Feminismo; Decolonial; Memória; Arquivo

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