Acessibilidade / Reportar erro

As Interpretações do Sistema Delsarte no Teatro Russo e Soviético dos Anos 1910-1920

The Interpretations of the Delsarte System in Russian and Soviet Theatre in the 1910s and 1920s

Les Interprétations du Système Delsarte sur la Scène Russe et Soviétique dans les Années 1910-1920

RESUMO

Para um grande número de estudiosos anglo-saxões, os ensinamentos de François Delsarte encontram ecos na Rússia, no trabalho de Stanislavski, Vakhtangov e Mikhaïl Tchekhov. A procura por correspondências entre a emoção e o gesto implica uma concepção orgânica do ato criador. Visto, entretanto, a partir da União Soviética-Rússia, Delsarte é, ao contrário, o pai de uma nova antropologia do ator-máquina. O objetivo deste artigo é atualizar os mal-entendidos que distorceram os dados e mostrar que, na Rússia, a transmissão seguiu caminhos que desviaram a orientação na recepção do sistema de Delsarte.

Palavras-chave:
François Delsarte; Teatro Russo; História do Teatro; Ator; Corpo.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com