Acessibilidade / Reportar erro

Entre a Dança que Tomba e a Biblioteca que Dança, a Dimenti faz da Memória a História1 Este texto inédito também se encontra publicado em inglês neste número do periódico.

Entre la Danse qui faire Tomber et la Bibliothèque qui Danse, Dimenti Transforme la Mémoire en Histoire

Resumo:

Criado em 1988, o Grupo Dimenti (Salvador/BA) vem produzindo obras que borram as fronteiras entre linguagens cênicas e modos de produção, até finalmente se constituir como Dimenti Produções Culturais, ambiente de criação que hoje engloba produção audiovisual, editorial, fonográfica, eventos e festivais, entre outros. Neste artigo são abordados os espetáculos de dança Tombé (2001) e Biblioteca de dança (2017) como exemplos dessa produção diversificada. Busca-se, a partir da perspectiva dos seus integrantes, apontar traços autorais que persistem na trajetória criativa da Dimenti, como a comicidade, a não-linearidade e a incorporação de um discurso ideológico de alteridade.

Palavras-chave:
Dimenti; Tombé; Biblioteca de Dança; Dança; Comicidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com