Acessibilidade / Reportar erro

Aperfeiçoamento de uma câmara-teste para estudos comportamentais com fêmeas adultas de Aedes aegypti (Linnaeus) (Diptera, Culicidae)

Uma câmara-teste (Câmara K&L) feita de papelão e plástico acrílico, e consistindo em quatro seções (A, B, C e D) foi desenvolvida por Klowden & Lea (1978) para estudos sobre o comportamento de busca pelo hospedeiro por Aedes aegypti. Foster & Lutes (1985) também usaram uma câmara idêntica para, com sucesso, avaliar a eficácia de repelentes eletrônicos. Aqui foi descrita uma Câmara K&L modificada (Câmara K&L-Unicamp) para estudos comportamentais com adultos de Ae. aegypti. A câmara foi feita com isopor, consistindo em três seções (A, B e C) e usando uma mão humana e uma lâmpada fluorescente para atrair os mosquitos. A adequação da presente câmara-teste foi validada por meio de 80 repetições, cada uma com liberação de 10 fêmeas de Ae. aegypti. As fêmeas foram liberadas na seção A e permitidas voar para a seção C. Uma média de 96,0% (e.p. 0,213) de fêmeas de Ae. aegypti chegaram a seção C. A Câmara K&L - Unicamp é de menor custo, mais fácil de manusear e é tão eficiente quanto a Câmara K&L, quando comparado a Foster & Lutes (1978) que descreveram que 93,8% de Ae. aegypti chegaram a seção armadilha.

Atração; comportamento; mosquito; olfatômetro


Sociedade Brasileira De Entomologia Caixa Postal 19030, 81531-980 Curitiba PR Brasil , Tel./Fax: +55 41 3266-0502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbe@ufpr.br