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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 18, Número: 1, Publicado: 1994
  • Importância da Pesquisa na Formação do Professor e no Exercício da Docência na Área das Ciências da Saúde Editorial

    Montenegro, Mário Rubens
  • O ENSINO DA ÉTICA MÉDICA, EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO NAS FACULDADES DE MEDICINA DO BRASIL Artigo Original

    Meira, Affonso Renato; Cunha, Marylu Motta e Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: Os autores procuraram conhecer a realidade do ensino da Ética 1Hédica nas Faculdades de Medicina no Brasil a nível de graduação. Assim, entraram em contato com o responsável pela matéria, obtendo uma série de informações que apresentam, lamentando o assunto.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The authors keeping in mind to know the teaching of Medical Ethics asked the teachers of the subjet about various aspects of the matter. They present the results and make comments.
  • ENSINO DA MEDICINA SOCIAL NA GRADUAÇÃO Artigo Original

    Teixeira, Carmen Fontes; Noronha, Ceci Vilar; Paim, Jairnilson Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: O Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal da Bahia, introduziu uma nova disciplina no currículo médico, "Introdução à Medicina Social", oferecida aos alunos do 3º semestre do curso, em caráter obrigatório. O presente artigo discute a formulação e implementação da disciplina no ano de 1992. Conceitua a Medicina Social como um campo de saber e práticas que inclui a produção de conhecimentos sobre as relações entre o processo saúde-doença e o modo de vida de grupos populacionais específicos e as respostas socialmente organizadas para o enfrentamento dos problemas de saúde com base na ação estatal e/ou na ação das organizações políticas, profissionais, sindicais e populares. Descreve os objetivos, conteúdo teórico e atividades teórico-práticas e práticas da disciplina, acrescentando os resultados da avaliação realizada pelos estudantes que evidenciam uma forte tendência à "aprovação" do conteúdo teórico e à ampliação das atividades práticas, como visitas e debates com representantes de organizações políticas, sindicais e profissionais e ações comunicativas em escolas, creches, associações comunitárias e serviços de saúde.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The preventive Department of the “Universidade Federal da Bahia” (Brazil) lauched a new core study unit for the medical undergraduate teaching, called Introduction to Social Medicine. The unit is compulsory and expected to be undertaken at the third term of the course. This article discusses the planning and implantation process of the first core unit in 1992. The authors consider that Social Medicina is envolved with the understanding of the relation between specific groups and the process of health/disease, particularly with the way that they face the burden od illness. Besides the State Sector, diverse pressure groups are here taken into consideration: political parties, trade unions, corporate and community (neighbourdhood) organizations etc. The objectives and contents of the unit is discussed. The studentes evaluation of the teachong (theoretical and practical work) is also analysed. The lauching of this new unit has been considered positive and worthwhile by the authors.
  • O ENSINO DA ONCOLOGIA NAS ESCOLAS MÉDICAS BRASILEIRAS: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL Artigo Original

    Gadelha, Maria Inez Pordeus; Siqueira, Vera Helena Ferraz de

    Resumo em Português:

    Resumo: Em 1987, constituiu-se no Brasil um programa governamental com a finalidade de motivar a adequação do ensino da Oncologia nas escolas médicas às necessidades da população e dos serviços de saúde, incluindo-se a produção de materiais educativos que pudessem viabilizar uma articulação maior do ensino da Oncologia entre as disciplinas e departamentos e com os serviços de saúde. O Programa de Oncologia (Pró-Onco), do Ministério da Saúde, e o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Projeto de Integração Docente-Assistencial na Área do Câncer (PIDAAC), coordenaram a elaboração dos materiais, de autoria coletiva de 65 professores universitários e profissionais de serviços, oriundos de 32 escolas médicas e 7 instituições assistenciais representativas de todas as regiões do País. Essa colaboração foi feita a partir de uma concepção integralizadora das várias áreas do conhecimento médico relacionadas com o controle do câncer, em uma proposta de ensino integrado, multidisciplinar, que enfatiza os aspectos relacionados com a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres prevalentes do Brasil. Todas as etapas do projeto se desenvolveram coletivamente e contaram com a coordenação integrado do Pró-Onco e do Nutes, sendo que a avaliação sempre se constituiu em um componente privilegiado do mesmo. A implantação regional do PIDAAC integrou 49 escolas médicas brasileiras (sendo 35 delas instituições públicas), envolvendo 59 docentes e 5 profissionais de serviços, entre as quais se distribuíram 8 .880 livros e 36 cópias dos programas audiovisuais. As etapas de desenvolvimento do projeto provocaram, progressivamente, uma mudanças substancial nos currículos, verificando-se um aumento de 305,2% das atividades de ensino da Oncologia nas escolas médicas brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    Summary: In 1987 it was created in Brazil a Governmental Program to motivate and promote changes in the curricula of Medical Schools, adapting them to the needs of Brazilian population, and the Health Care System. The Program also included the production of educational material that would make feasible the integration of disciplines, departments and services involved in cancer care. Pro-Onco and Nutes, through PIDAAC, coordinated the development of the material, authored, collectively, by 65physicians professor and practitioners involved in cancer care, from 32 medical shools and 7 health care institutions, representing every region of the country. The material was created to cover several areas of medical knowledge related to cancer control, as part of a proposal for integrated, multidisciplinary teaching, emphasizing prevention and early detection of the cancers more prevalent in Brazil. All steps of PIDAAC were collectively developed and had the joint coordination of Pro-Onco and Nutes. Ongoing evaluation was a major aspect of the development process. The regional implementation of PIDAAC involved 49 Brazilian Medical Shools (35 of wich are public), 59 faculty and 5 practitioners. It was distributed 8.800 textbooks and 56 copies of the Audio-Visual material. Every step of implementing PIDAAC caused substancial quantitative and qualitative changes on the contentes of the Oncology curricu!a of Brazilian Medical Shools. The quantitative increase has achieved 305,2%.
  • APLICAÇÃO DO MÉTODO "CAGE" PARA ESTUDO DA PREVALÊNCIA E DETECÇÃO PRECOCE DO ALCOOLISMO EM ENFERMARIASGERAIS E ESPECIALIZADAS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Artigo Original

    Santos, Marilinda Bettina S.S; Gailit Jr, Ademar Z.; Sato, Mário Teruo; Lawrynink, Marcos; Sater, Jean Boutros; Czpak, José Carlos; Ribas, Luiz Fernando de Oliveira; Oliveira, Nelson de Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo: Considerando a alta prevalência de alcoolismo no Brasil, seja através de estudos realizados na população geral ou específica, internos do Departamento de Clínica Médica optaram por avaliar esta prevalência no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Foram entrevistados 211 pacientes (100% do número de internamentos considerados os anos de 1989 e 1990 para o mesmo período) das enfermarias de clínica médica, cirurgia e ginecologia. Fazia parte do instrumento a identificação, o teste CAGE e o SADD. Foram coletados dados dos prontuários buscando correlacionar os resultados da pesquisa com a avaliação descrita pelo médico, em termos de diagnóstico e de sinais e sintomas anotados. Como resultados, demonstrou-se uma prevalência de 10,90% de alcoolismo, sendo mulheres 2,75% e homens 19,60%. Em termos do SADD houve predomínio entre homens de média dependência e entre as mulheres a distribuição para baixa, média e alta dependência se mostrou igual. Comparando a avaliação médica descrita em prontuário com o resultado da pesquisa, 60,86% dos CAGE­ positivos não foram percebidos pelo diagnóstico, sendo que destes, 2,85% apresentaram 3 ou mais sintomas ou sinais de alcoolismo.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Many studies have demonstrated the high prevalence of alcoholism in Brazil. At the present research, it was evaluated the prevalence of alcoholism at the Hospital de Clinicas of the Universidade Federal do Paraná. The patients (n=211) from the Internal Medicine, Surgery and Gynecology nurseries were interviewed. The patients answered a questionnaire which was composed by the CAGE and SADD testes (specifics to determine the possibility of alcoholism). The researchers compared the data collected with the records of the patients physicians. It was demonstrated 10,9% of alcoholism, mainly among men. About 60,86% of the positive ressults demonstrated by the CAGE test weren´t identified by the physicians evaluations, even on some cases(2,85) which showed 3 or more symptoms or signals of alcoholism.
  • MESTRADO EM MEDICINA: UM CURSO ENTRE A ESPECIALIZAÇÃO E O DOUTORADO Comunicação

    Duro, Luiz Antonio Alves
  • PLANEJAR A QUALIDADE DO ENSINO MÉDICO Comunicação

    Fonseca, Walter Luiz M.S. da; Fonseca, Marcilene Maria A.
  • O MÉDICO NO CINEMA: UMA NOVA ABORDAGEM NA DISCUSSÃO DE ÉTICA E PSICOLOGIA MÉDICA Comunicação

    Dichi, Isaias
  • CARTA DO LEITOR Carta Do Leitor

    Azze, Ronaldo Jorge
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