Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 5, Número: 3, Publicado: 1981
  • Educação Médica Continuada Editorial

    Maciel, Rubens
  • Ensino integrado no pré-clínico: vale a pena? Artigo Original

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho descreve um estudo avaliador da fase pré-clínica do curso de medicina de Brasília, baseado num levantamento das percepções dos alunos mediante um inventário aplicado a turmas sucessivas, ao longo de 3 anos. O propósito do estudo foi determinar as apreciações dos alunos sobre os processos e produtos da instrução, face ao impacto da implantação do regime de créditos no enfoque integrado adotado no programa pré-clínico. Os resultados indicam que a maioria dos alunos valoriza a vivência de aprendizagem no pré-clínico e admite vantagem nas características que dão coerência ao programa. Paralelamente, foram evidenciadas deficiências no processo de instrução, em parte associadas à limitação no desempenho docente e, possivelmente, na capacidade de adaptação dos próprios alunos. Por fim, alguns indícios superem um declínio no eventual impacto negativo da alteração no regime curricular.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This article describes an evaluative study of the preclinical activities in the Brasília medical education program which feature an interdisciplinary approach. It is grounded on a 3 - year educational survey based upon an inventory completed by the students. The purpose of the study was to determine students´ appreciation of some conditions, processes, and outcomes of the instruction after the change from the block to the credit registration system. The evidence obtained shows that most students find the preclinical programs a meaningful and valuable learning experience. They see advantages in the pattern entailed by the interdisciplinary studies. At the same time, they point out the shortcomings in the processes of instruction. These are partially associated with restrictions both on teachers´ effectiveness, and perhaps also on students´ coping capacity. Lastly, there are clues which suggest that the alleged negative impact of the curricular change-over is decreasing.
  • Erros comuns na construção de questões de escolha múltipla Atualização

    Rosa, Alice Reis; Henriques, Carlos André; Lacombe, Domingos Penna; Pedrosa, Paulo Nolasco; Tura, Luiz Fernando Rangel; Fonseca, Márcio de Oliveira; Lowenkron, Theodor

    Resumo em Português:

    Resumo: Os autores assinalam os principais cuidados a observar na construção de questões de escolha múltipla, e exemplificam, com cinqüenta questões, os defeitos mais comuns que se cometem por desatenção às prescrições técnicas.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The authors point out what should be considered most important when preparing multiple choice questions, and show in fifty examples the most common mistakes made when technical rules are disregarded.
  • RESENHA BIBLIOGRÁFICA Resenha Bibliográfica

    Jouval Junior, Henri Eugene
  • Ensino e Pesquisa Cartas Do Leitor

    Góes, Paulo de
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com