Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico

Performance by Medical Students in Testing Specific Knowledge

Resumo:

Histórico:

O desempenho discente dos estudantes de medicina apresenta pequena variação entre os alunos. Entretanto, alguns estudantes se destacaram dos demais, provavelmente devido a características individuais.

Objetivo:

Verificar se características pessoais são importantes no desempenho intelectual de estudantes de medicina.

Métodos:

Foram estudados 825 estudantes do 6° ano da Faculdade de estudantes de Medicina da UFMG, caracterizados de acordo com idade, sexo, lateralidade cerebral, deficiência visual e prática esportiva. O desempenho desses alunos em prova de múltipla escolha foi avaliado pela nota e tempo de realização da prova.

Resultados:

Os estudantes mais jovens e do sexo masculino obtiveram melhor nota na prova. Os estudantes destros aparentemente terminaram a prova em tempo menor do que os canhotos. Os alunos com deficiência visual tenderam a obter melhor nota. A prática de esportes não influenciou o desempenho intelectual.

Conclusões:

Os estudantes de medicina são propensos a desempenho diferenciado em exame específico, de acordo com características individuais.

Palavras-chave:
Estudantes de medicina; Individualidade; Conhecimento de resultados

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com