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Atitudes de Estudantes de Medicina diante do Comportamento Suicida e Fatores Associados

Resumo:

Introdução:

O objetivo deste estudo foi avaliar a autoconfiança e o conhecimento de estudantes de Medicina para que possam atuar no cuidado de paciente sob risco suicida.

Método:

Trata-se de estudo transversal quantitativo realizado com amostra de 310 estudantes de Medicina do câmpus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, no Brasil. Para coleta dos dados dos estudantes, aplicou-se o Questionário de Atitudes Frente ao Comportamento Suicida (QuACS) associado a um questionário sociodemográfico. Para análise dos dados, foram utilizados os testes de correlação de Mann-Whitney e Spearman.

Resultados:

Os estudantes mais próximos do final do curso e aqueles que já tinham experiência prática com o suicídio demonstraram menos sentimentos negativos, maior sensação de capacidade profissional e atitude menos condenatória com relação ao suicídio. Os alunos do início do curso demonstraram mais sentimentos negativos para com o suicídio. Não houve influência estatisticamente relevante de sexo, possuir amigo ou familiar que já tentou suicídio ou experiência prévia de pensamentos suicidas nos resultados obtidos.

Conclusão:

O estudo reforça a correlação da implementação de experiências práticas e atividades de capacitação dos alunos com redução de sentimentos negativos e aumento de percepção de capacidade profissional para lidar com o comportamento suicida.

Palavras-chave:
Suicídio; Tentativa de Suicídio; Estudantes; Educação de Graduação em Medicina; Atitude

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