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Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano

Undergraduate Education and Medical Practice: Expectations and Concepts in a Group of First to Sixth-Year Brzilian Medical Students

Resumo:

O objetivo deste estudo é conhece, as concepções e expectativas do estudante de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM) em relação à graduação e à sua futura prática profissional. O procedimento metodológico compreendeu entrevistas semi-estruturadas com 40 estudantes do 1° ao 6° ano, distribuídos equitativamente em três grandes blocos: 1°e 2° anos, 3° e 4° anos, e 5° e 6° anos. Os resultados foram agrupados em categorias: papel do aluno e suas especificidades, expectativas e dificuldades em relação ao curso, papel da escola, expectativas relativas à prática médica e preocupações em relação ao futuro profissional. A análise revelou que ser um bom médico é a expectativa central de todos os alunos. A concepção do ‘bom médico’ muda com o desenrolar do curso: uma visão idealizada da profissão é progressivamente substituída por uma aproximação mais realista da mesma. A expectativa em relação ao curso acompanha estas mudanças de concepção de ‘bom médico’ e altera os papéis como acadêmicos da aquisição e acúmulo de informações à ênfase no aprender fazendo, culminando com a preocupação com o preparo para o exame de Residência Médica.

Palavras-chave:
Educação Médica; Estudantes de Medicina; Prática Profissional

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