Acessibilidade / Reportar erro

FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO

Resumo

Este estudo descreve os resultados quanto ao treinamento em habilidades psicomotoras da Disciplina de Reabilitação Médica, destinada aos académicos do 9º semestre, nos semestres 92/1 e 93/1, sendo parte do Projeto Integrado de Avaliação do Ensino Médico, referente às disciplinas do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários investigando, inicialmente, a experiência prévia e após o estágio, as oportunidades auferidas pelo aluno quanto à assistência e desempenho de 19 habilidades consideradas básicas na área. As habilidades foram agrupadas em quatro grupos: exame físico, abordagem do paciente com dor, fisioterapia respiratória e motora e a reabilitação em algumas patologias. Observam-se baixos percentuais de assistência, ou desempenho das habilidades questionadas no semestre 92/1 que, com a reformulação da disciplina e do questionário, passaram, no semestre 93/1, a apresentar incremento significativo no nível de treinamento ofertado. Os resultados apontam para a necessidade de monitoramento continuo do treinamento dos alunos, para planejar e complementar as atividades de ensino.

Palavras Chave:
Avaliação; Fisiatria; Ensino Médico de Graduação

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com