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Emprego de tecnologias computacionais (Weblab) como suporte às práticas laboratoriais em curso de Medicina

Using computational technologies (Weblab) in an undergraduate medical course as supporting tools for laboratorial practices

Resumo:

Introdução:

As escolas de Medicina buscaram maneiras factíveis de introduzir melhorias no processo de ensino-aprendizagem, especificamente no ensino remoto, durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-2. Um dos maiores desafios encontrados foi a estruturação das aulas práticas laboratoriais, essenciais à formação médica, em face dessa nova realidade. O Weblab, um sistema de automação remota concebido, desenvolvido e instalado para substituir as aulas práticas presenciais, apresentou-se como uma possível alternativa para o cumprimento da carga horária estabelecida pelo MEC.

Relato de experiência:

A experiência ocorreu nas aulas práticas de Anatomia, nos primeiros semestres de 2020 e 2022. Em 2020, em virtude da necessidade de realizar atividades laboratoriais, respeitando as regras de distanciamento social, desenvolveu-se um sistema composto de hardwares e softwares que objetivava a realização a distância de observação e manipulação de peças anatômicas como alternativa às práticas laboratoriais presenciais. Nessa proposta, além da análise detalhada das peças, o discente conseguia armazenar as imagens e enviá-las para o seu e-mail, contribuindo para executar os exercícios específicos indicados pelo professor.

Discussão:

O projeto contribuiu para aumentar a motivação dos alunos, em face da dinâmica interação docente-discente estabelecida remotamente. Os resultados das avaliações qualitativas realizadas com dez alunos indicaram que a nova atividade remota era amigável e de fácil realização. Na perspectiva dos alunos, também houve melhoria no processo ensino-aprendizagem. No entanto, seria ainda necessário o emprego de métodos estatísticos de avaliações quantitativas, em uma população maior, utilizando grupos de controle, para comprovar os benefícios no processo ensino-aprendizagem.

Conclusão:

A plataforma Weblab Anatomia demonstrou que o emprego de tecnologias no ensino pode ajudar como um apoio às aulas práticas laboratoriais presenciais ou mesmo como modelo a ser operado a distância, em atenção às situações de pandemia, de acordo com as orientações sanitárias. Os resultados qualitativos apresentam aspectos importantes e positivos dessa experiência.

Palavras-chave:
Covid-19; Telemedicina; Ensino a Distância

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