Acessibilidade / Reportar erro

A escola como espaço de prática,ensino e aprendizagem de profissionais de saúde

The school as a space for practicing, teaching and learning health profession

RESENHA

Sergio Rego

Médico. Pesquisador Associado da ENSP/Fiocruz; Editor da Rbem

Resenha de: Lago G. J. Os sentidos do piolho no espaço escolar: uma aproximação do que se oculta. Rio de Janeiro: Papel & Virtual; 2004.

Tive o prazer de ser colega de faculdade de Gardênia Lago na Unirio. Muitos anos se passaram até que nossos caminhos novamente se cruzaram e percebi que o que eu apenas intuía sobre sua personalidade durante o curso se confirmou durante a leitura de seu livro, resultado de sua dissertação de mestrado em educação. E o que o seu trabalho nos revela? Uma profissional rigorosa do ponto de vista científico e profundamente sensível aos problemas relacionados com o quotidiano da população que tem o privilégio de conviver com ela profissionalmente.

Gardênia é uma médica que desde o início da década de 1990 tem atuado profissionalmente em comunidades e escolas. Com formação em Homeopatia e Pediatria, optou pelo mestrado em educação e pelo estudo de um problema freqüentemente banalizado pelo tecnicismo médico: a pediculose. Não a pediculose como uma parasitose abstrata, impregnada pela assepsia dos livros. Mas aquela que incomoda, que envergonha, que discrimina. Gardênia debruçou-se sobre os sentidos que a pediculose adquire no espaço social da escola. Buscou seu significado com a equipe que lá trabalha – professoras e equipe de apoio – e com as crianças. A percepção, o olhar de cada um.

Pode-se dizer que Gardênia seguiu os passos delineados por Susan Sontag1 em seu clássico A doença como metáfora e, como este, seu trabalho deve ser lido pelos interessados em compreender a complexidade das representações sociais das doenças. Mas não só. Este livro deve merecer o interesse especial de todos os envolvidos nos processos de formação de profissionais de saúde, particularmente nos espaços não hospitalares. Por intermédio deste livro, terão a possibilidade de desvelar o significado oculto das doenças para cada ator social e inferir sobre suas implicações para os sujeitos desse microuniverso.

Gardênia nos ensina a ver, escutar e compreender não apenas nossos pacientes, como seus mundos, suas peculiaridades – realidades que só conheceremos se de fato estivermos abertos ao outro. Este livro nos oferece a oportunidade de trilhar esse caminho, conduzidos pelas mãos seguras de um estudo teórica e metodologicamente adequado e com a marca da sensibilidade de quem tem um forte compromisso e respeito por esses legítimos outros, como qualifica Maturana2.

Conflitos de interesse O autor da resenha, embora editor deste periódico, não participou da decisão de aceitar a publicação da resenha na Rbem.

"Os sentidos do piolho no espaço escolar: uma aproximação do que se oculta".

Gardênia Julia Lago.- ISBN 857493524-7, Editora Papel Virtual: www.papelvirtual.com.br

Livro disponível na biblioteca da Abem.

  • 1. Sontag S. A doença como metáfora. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal Editora; 2002.
  • 2. Maturana H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG; 1998.
  • A escola como espaço de prática,ensino e aprendizagem de profissionais de saúde

    The school as a space for practicing, teaching and learning health profession
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      10 Mar 2008
    • Data do Fascículo
      Dez 2007
    Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: rbem.abem@gmail.com