Abadie et al.99. Abadie Y, Battolla J, Zubieta A, Dartiguelongue J, Pascual C, Costa CE, et al. Mini-CEX en pediatría artículo original uso de descriptores durante la implementación de mini-cex en la residencia de pediatría. Medicina (B Aires). 2015;75(5):289-96. |
2015 |
Argentina |
Transversal |
Residentes de pediatria |
Mini-CEX |
Programa de residência médica em pediatria do Hospital de Niños Ricardo Gutiérrez e Hospital de Pediatría Samic Juan P. Garrahan |
Relatar o processo de desenvolvimento de descritores pediátricos e aplicá-los no Mini-CEX e avaliar a experiência do seu uso. |
• Realizados 80 Mini-CEX. |
• 40% na internação, 35% no ambulatório e 25% na emergência. |
• Boa concordância entre as pontuações de ambas as instituições. |
• Tempo médio duração do Mini-CEX: 20 minutos. |
• Escores médios de satisfação dos residentes e preceptores: 9,1 e 8,9, respectivamente. |
Alves de Lima et al. 2323. Alves de Lima A, Barrero C, Baratta S, Costa YC, Bortman G, Carabajales J, et al. Validity, reliability, feasibility and satisfaction of the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) for cardiology residency training. Med Teach . 2007;29(8):785-90. |
2007 |
Argentina |
Transversal |
108 residentes de cardiologia |
Mini-CEX |
17 Programas de residência em cardiologia de Buenos Aires |
Determinar validade, confiabilidade, viabilidade e índice de satisfação com uso de Mini-CEX. |
• Realizados 253 Mini-CEX por 53 preceptores. |
• 88% na internação, 6% no ambulatório e 6% na emergência. |
• Tempo de duração média observação: 25 minutos. |
• Tempo médio de feedback: 17,5 minutos. |
• O instrumento foi capaz de discriminar os níveis preexistentes de competência global dos residentes dos diferentes anos com p < 0,01. |
• Reprodutibilidade e viabilidade não aferidas por causa do número baixo de avaliações. |
• Índice de satisfação dos residentes e preceptores: 8,08 e 8,06, respectivamente. |
Alves de Lima et al. 2424. Alves de Lima A, Henquin R, Thierer J, Paulin J, Lamari S, Belcastro F, et al. A qualitative study of the impact on learning of the mini clinical evaluation exercise in postgraduate training. Med Teach . 2005 Jan;27(1):46-52. |
2005 |
Argentina |
Transversal |
16 residentes de cardiologia |
Mini-CEX |
Programa de residência médica em cardiologia do instituto de cardiologia de Buenos Aires |
Demonstrar como os residentes percebem o uso da ferramenta Mini-CEX. |
• Realizados 16 encontros com quatro preceptores. |
• Estratégia de preparação: vista pelos residentes como um processo baseado na construção do seu conhecimento. |
• Estratégia de regulação: estudam de acordo com seus interesses, conhecimentos prévios e requisitos necessários para o cumprimento da tarefa. |
• Atividades de aprendizado efetivo: constroem uma relação entre os tópicos de estudo e a experiência pessoal. |
• Reflexão: sentem-se confortáveis com a ferramenta, uma vez que permite avaliação prática das habilidades clínicas. |
Bashir et al.2626. Bashir K, Arshad W, Azad AM, Alfalahi S, Kodumayil A, Elmoheen A. Acceptability, and feasibility of mini clinical evaluation exercise (Mini-CEX) in the busy emergency department. Open Access Emerg Med. 2021; 13:481-6. |
2021 |
Catar |
Transversal |
49 residentes e do programa de residência de medicina de emergência |
Mini-CEX |
Departamento de Emergência em Doha |
Avaliar a viabilidade e aceitabilidade do Mini-CEX como ferramenta avaliativa no cenário de emergência. |
• Questionários dos 49 residentes e 58 preceptores sobre o Mini-CEX. |
Residentes: |
• 75% sabiam as competências que eram acessadas. |
• 51% concordaram que a duração do feedback era adequada. |
• 73% concordaram que o feedback permitiu seu conhecimento sobre pontos fortes; e 77%, sobre pontos fracos. |
• 61% satisfeitos com o Mini-CEX. |
Preceptores: |
• 72% tiveram treinamento prévio, e 75% acreditam que treinamento melhora o entendimento sobre o assunto. |
• 75% puderam oferecer um tempo adequado para o Mini-CEX durante o plantão. |
• 80% forneceram feedback levando em consideração pontos fortes e fracos. |
• 75% acreditam que houve melhora da sua atitude em relação aos residentes com Mini-CEX. |
Castanelli et al.1010. Castanelli DJ, Jowsey T, Chen Y, Weller JM. Perceptions du but, de la valeur et du processus du mini-Exercice d’évaluation clinique dans la formation en anesthésie. Can J Anesth. 2016 Dec 1º;63(12):1345-56. |
2016 |
Austrália e Nova Zelândia |
Transversal |
17 residentes do programa de residência médica em anestesiologia |
Mini-CEX |
Programa de residência em anestesia |
Relatar a experiência dos residentes e preceptores com uso de Mini-CEX. |
• Realizados 7.808 Mni-CEX por 18 preceptores. |
• O Mini-CEX facilita o aprendizado e o desenvolvimento, permitindo ao residente evidenciar seus pontos fracos. |
• Críticas quanto ao caráter somativo da avaliação pelos residentes e quanto à visão do caráter formativo pelos preceptores. |
• Variabilidade no critério de avaliação do preceptor. |
• Melhora da qualidade da avaliação, da supervisão do residente e da relação entre preceptor e residente. |
Cook et al.1111. Cook DA, Beckman TJ, Mandrekar JN, Pankratz VS. Internal structure of Mini-CEX scores for internal medicine residents: factor analysis and generalizability. Adv Health Sci Educ. 2010 Dec;15(5):633-45. |
2010 |
Estados Unidos |
Transversal |
rowspan="5"264 residentes de medicina interna |
Mini-CEX |
Programa de residência médica de em medicina interna da Mayo School of Graduate Medical Education |
Explorar a • dimensionalidade e confiabilidade de pontuações do Mini-CEX. |
Realizados 1.414 encontros por 85 preceptores. |
• Apesar do ajuste das pontuações para a maturidade do residente, é possível que a competência mude ao longo do tempo, o que pode aumentar artificialmente a variância entre encontros. |
• Pontuações do Mini-CEX medem uma única dimensão global do desempenho clínico dos médicos residentes. |
• Baixa reprodutibilidade entre os preceptores. |
• Método inapropriado para avaliar habilidade clínicas específicas. |
Durning et al.2222. Durning SJ, Cation LJ, Markert RJ, Pangaro LN. Assessing the reliability and validity of the Mini-Clinical Evaluation Exercise for internal medicine residency training. Acad Med. 2002;77(9):900-4. |
2002 |
Estados Unidos |
Transversal |
23 residentes do primeiro ano de residência em medicina interna |
Mini-CEX |
Programa de residência médica em medicina interna do hospital Wright-Patterson Medical Center em Dayton, Ohio |
Comparar a pontuação do Mini-CEX com outros métodos utilizados na avaliação dos residentes, para determinar sua validade. |
• 162 Mini-CEX realizados por seis preceptores. |
• Todos os itens do Mini-CEX corresponderam com significância estatística às habilidades avaliadas pelo ABIM com p < 0,01. |
Eriksen et al.2525. Eriksen JG, Simonsen D, Bastholt L, Aspegren K, Vinther C, Kruse K, et al. Mini clinical evaluation exercise as evaluation tool of communicative and cooperative skills in the outpatient clinic. Ugeskr Laeger. 2009;171(12):1003-6 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/24199548 . https://www.researchgate.net/publication...
|
2009 |
Dinamarca |
Transversal |
21 residentes do programa de oncologia |
Mini-CEX |
Programa de residência em oncologia de Odense e cirurgia oncológica Esbjerg |
Avaliar o uso do Mini-CEX como ferramenta de avaliação e sua reprodutibilidade. |
• Realizados 47 Mini-CEX. |
• Complexidade: 37% = fácil, 52% = média e 11% = difícil. |
• Médicos com casos difíceis pontuaram mais que médicos em casos mais fáceis. |
• Tempo médio de duração do Mini-CEX de 20 e 10 minutos nas observações subsequentes maior e autoavaliação dos residentes. |
• Nas categorias de exame físico e organização, houve diferença com significância estatística com p = 0,02 e p = 0,01, respectivamente, entre a pontuação do preceptor, que foi maior, e a autoavaliação dos residentes. |
Fernández Gálvez1212. Fernández Gálvez GM. Assessment of clinical competence in a pediatric residency with the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr. 2011;109(4):314-20. |
2011 |
Argentina |
Transversal |
Oito residentes do programa de pediatria |
Mini-CEX |
Programa de residência de pediatria da Policlínica de Neuquén |
Avaliar as competências clínicas com o Mini-CEX e determinar sua validade, confiabilidade, factibilidade e satisfação de residentes e preceptores. |
• Realizados 181 Mini-CEX por 14 preceptores. |
• Complexidade: 50% = baixa, 41% = moderada e 9% = alta. |
• Ênfase da observação: 80% = anamnese, 75% = diagnóstico, 66% = terapêutica e 77% = aconselhamento. |
• Pontuação mais alta foi para profissionalismo (7,15) e mais baixo para anamnese (6,67) e exame físico (6,67). |
• Tempo médio de duração total de 28 minutos. |
• Satisfação docentes (7,89) e dos residentes (7,74). |
• Incremento da pontuação (com significância estatística) em competência global de acordo com os diferentes anos de residência. |
Goel et al.1313. Goel A, Singh T. The usefulness of Mini-Clinical Evaluation Exercise as a learning tool in different pediatric clinical settings. Int J Appl Basic Med Res. 2015;5(4):32-34. |
2015 |
rowspan="4"Índia |
Transversal |
23 residentes de pediatria |
Mini-CEX |
Programa de residência de pediatria do Colégio Médico Cristão de Ludhiana |
Avaliar a aceitabilidade e factibilidade do Mini-CEX. |
• Participaram 11 preceptores |
• Ênfase da observação: 92% = diagnóstico, 60% = terapia, 45% = aconselhamento. |
• Incremento da pontuação ao longo dos encontros (de 4,7 para 6,6). |
• Média de satisfação de estudantes e preceptores: 7,4 e 7,1, respectivamente. |
Gupta et al.1414. Gupta S, Sharma M, Singh T. The acceptability and feasibility of mini-clinical evaluation exercise as a learning tool for pediatric postgraduate students. Int J Appl Basic Med Res . 2017;7(5):19-22. |
2017 |
Índia |
Transversal |
29 residentes de pediatria |
Mini-CEX |
Programa de pediatria de hospital no Norte da índia |
Avaliar a aceitabilidade e factibilidade do Mini-CEX. |
• Realizados 87 mini-CEX por 13 preceptores. |
• 62% = ambulatorial, 31% = internados e 7% = emergência |
• Complexidade: alta = 4%, moderada = 51%, baixa = 44%. |
• Foco: 41% = anamnese, 51% = diagnostico, 41% = terapia e 62% = aconselhamento. |
• Tempo médio de observação de dez a 22 minutos, e de feedback de cinco a 15 minutos. |
• Média de satisfação dos residentes de 7 a 8. |
• Para 76% dos preceptors, melhor método de avaliação. |
Joshi et al. 1515. Joshi MK, Singh T, Badyal D. Acceptability and feasibility of mini-clinical evaluation exercise as a formative assessment tool for workplace-based assessment for surgical postgraduate students. J Postgrad Med. 2017 Apr 1º;63(2):100-5. |
2017 |
Índia |
Transversal |
16 residentes do segundo ano do programa de residência em cirurgia |
Mini-CEX |
Programa de residência em cirurgia do Government Medical College and Tertiary Care Teaching Hospital na Índia |
Avaliar a viabilidade do mini-CEX como ferramenta de avaliação e aceitabilidade. |
• Realizados 60 Mini-CEX, por nove preceptors. |
• Complexidade: 73% = média, 20% = baixa e 6,6% = alta. |
• Enfoque: anamneses = 25%, exame físico = 25% e impressão global = 40%. |
• Tempo de observação médio de 12,4 minutos e de feedback 4,2 minutos. |
• Bem-aceito pelos preceptores, porém reportado com limitação de tempo e dificuldade para execução. |
• Alta satisfação dos residentes apesar do nervosismo. |
Khalil et al.1616. Khalil S, Aggarwal A, Mishra D. Implementation of a Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) program to assess the clinical competence of postgraduate trainees in pediatrics. Indian Pediatr. 2017;54(4):284-287. |
2017 |
Índia |
Transversal |
20 residentes do último ano de pediatria |
Mini-CEX |
Programa de residência médica em pediatria |
Implementar e sensibilizar preceptores e residentes sobre o do Mini-CEX como ferramenta para avaliação, e avaliar a factibilidade. |
• Realizados 112 Mini-CEX por seis preceptores. |
• Complexidade: moderada = 61%, baixa = 29% e alta = 22%. |
• 72% = ambulatorial. |
• Tempo médio da sessão (17,7 minutos) e observação de 12,4 minutos. |
• Enfoque: 68% = anamnese e 63% = aconselhamento. |
• 84% dos residentes e 58% do staff estavam satisfeitos com os encontros, apesar de 25% dos residentes se sentirem ansiosos. |
• 90% opinaram que o Mini-CEX mudou positivamente sua atitude em relação ao ensino. |
• Todos os preceptores tiveram uma boa experiência e mencionaram que o feedback poderia melhorar a performance dos estudantes. |
Kurdi et al. 2828. Kurdi MS, Hungund BR. Evaluation of mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) as a method for assessing clinical skills in anaesthesia postgraduate education. Indian J Anaesth. 2021;65(3):248-52. |
2021 |
Índia |
Transversal |
27 residentes de anestesiologia |
Mini-CEX |
Programa de residência em anestesia |
Avaliar as percepções de residentes e preceptores sobre o Mini-CEX como método de avaliação/aprendizagem. |
• Realizados 29 Mini-CEX por 20 preceptores. |
• 52% dos residentes consideraram o examinador intimidador, 2% mencionaram que o tempo era insuficiente, e 8% apontaram que as questões eram irrelevantes. |
• Escore médio de satisfação para preceptores e residentes: 7,28 e 8,08, respectivamente. |
Liao et al.1717. Liao KC, Pu SJ, Liu M sen, Yang CW, Kuo HP. Development and implementation of a mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) program to assess the clinical competencies of internal medicine residents: From faculty development to curriculum evaluation. BMC Med Educ. 2013;13:31-37. |
2013 |
Taiwan |
Transversal |
97 residentes de medicina interna |
Mini-CEX |
Programa de residência de medicina interna de Chang Gung Memorial Hospital |
Avaliar o uso do Mini-CEX. |
• Realizados 863 Mini-CEX por 139 avaliadores. |
• 92% dos casos em pacientes internados. |
• Complexidade: 78% = moderada, 2% = baixa e 10% = alta. |
• Enfoque: 75% = julgamento clínico. |
• Média de satisfação dos residentes e preceptores: 7,96 e 7,98, respectivamente. |
• O tempo observação variou de 16 a 20 minutos, e o de feedback de 12 a 14 minutos. |
Norcini et al.66. Norcini JJ, Blank LL, Arnold GK, Kimball HR. The Mini-CEX (Clinical Evaluation Exercise): a preliminary investigation. Ann Intern Med . 1995;123(10):795-799. |
1995 |
Estados Unidos |
Transversal |
88 residentes |
Mini-CEX |
Cinco programas de residência médica da Pensilvania |
Relatar características logísticas e psicométricas do Mini-CEX. |
• Realizados 388 Mini-CEX por 97 preceptores. |
• 54% = internação, 38% = ambulatorial e 14% = emergência. |
• Tempo médio de observação de 31 minutos, com consulta de primeira vez tendo duração maior que retornos. |
• Escore médio de satisfação dos preceptores e residentes: 6,0 e 7,0, respectivamente. |
• Reprodutibilidade foi encontrada com dez ou mais encontros. |
Norcini et al.55. Norcini JJ, Blank LL, Duffy, FD, Fortna GS. The Mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med . 2003;138:476-481. |
2003 |
Estados Unidos |
Transversal |
421 residentes |
Mini-CEX |
21 programas de residência médica |
Avaliar habilidades clínicas dos residentes com o uso do Mini-CEX. |
• Realizados 1.228 Mini-CEX por 316 preceptores. |
• Complexidade moderada (54%) e baixa (20%). |
• 52% = ambulatorial, 38% = internados e 7% = emergência. |
• Enfoque: 56% = anamnese e 40% = diagnóstico. |
• Duração média da observação de 15 minutos e feedback de cinco minutos. |
• O tempo da consulta foi maior em casos de primeira vez e ou nos mais complexos. |
• Incremento progressivo da média com escore global total de 6,6. |
• Média de satisfação dos preceptores: 7,0. |
Sethi et al.2727. Sethi S, Srivastava V, Verma P. Mini-clinical evaluation exercise as a tool for formative assessment of postgraduates in psychiatry. Int J Appl Basic Med Res . 2021;11(1):27-31. |
2021 |
Índia |
Transversal |
18 residentes (segundo e terceiro anos) de psiquiatria |
rowspan="6"Mini-CEX |
Departamento de Psiquiatria de Rohtak, na Índia |
Analisar a viabilidade e aceitação do Mini-CEX. |
• Realizados 156 Mini-CEX por cinco preceptores. |
• Complexidade: 63% = moderada e 32% = baixa. |
• Incremento progressivo na média das sessões de aconselhamento. |
• 61% dos residentes consideraram o melhor método de aprendizagem. |
• 28% relataram ansiedade e estresse. |
• 70% dos preceptores recomendaram como método avaliativo. |
Singh et al. 1818. Singh T, Sharma M. Medical education Mini-Clinical Examination (CEX) as a tool for formative assessment. Natl Med J India. 2010;23(2):100-2 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf . www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf...
|
2010 |
Índia |
Transversal |
24 residentes de pediatria |
Mini-CEX |
Residentes de pediatria do Christian Medical College, Ludhiana, Punjab, na Índia. |
Relato de experiência do uso de Mini-CEX como ferramenta de avaliação. |
• Realizados 134 encontros por 134 avaliadores (professores, assistentes ou residentes seniores). |
• 100% ambulatorial |
• Enfoque: 89% = anamnese. |
• Complexidade: moderada (44%) e baixa (51%). |
• Tempo médio de observação de 22 minutos e feedback de dez minutos. |
Escore médio da percepção dos residentes (0-5): |
• Satisfação com o encontro: 3,4. |
• Objetividade do exercício: 3,7. |
• Ansiedade durante observação: 2,9. |
• Tempo permitido adequado: 3,7. |
• Tempo dispensado ao feedback adequado: 3,8. |
• Utilidade do feedback recebido: 3,4. |
Urman et al. 1919. Urman G, Folgueral S, Gasparri M, López D, Urman J, Grosman A, et al. Evaluación por competencias en formación de posgrado: Implementación de una adaptación pediátrica del examen de ejercicio clínico reducido (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr . 2011 Nov;109(6):492-8. |
2011 |
Argentina |
Transversal |
24 residentes do primeiro ano de pediatria, 22 do segundo e oito do terceiro |
Mini-CEX |
Programa de residência médica em pediatria da Universidade de Maimônides. |
Avaliar a factibilidade e satisfação do Mini-CEX adaptado para pediatria. |
• Realizadas 388 encontros por 50 docentes. |
• Complexidade: 60% = baixa, 31% = moderada e 2% = alta. |
• 57% = ambulatorial e 43% = internação. |
• Enfoque: anamnese e exame físico, seguidos de aconselhamento. |
• 85% envolveram consultas de supervisão em saúde pediátrica. |
• Escore médio de satisfação foi de 8,10 para docentes e de 8,23 para alunos. |
Weller et al.3030. Weller JM, Jolly B, Misur MP, Merry AF, Jones A, Crossley JGM, et al. Mini-clinical evaluation exercise in anaesthesia training. Br J Anaesth . 2009;102(5):633-41. |
2009 |
Nova Zelândia |
Transversal |
61 residentes de anestesiologia |
Mini-CEX |
Residentes do programa de anestesia do Auckland City Hospital, na Nova Zelândia |
Avaliar o uso do Mini-CEX no programa de treinamento da Australian and New Zealand College of Anaesthetists (Anzca). |
• 331 observações por 58 avaliadores. |
• Escore médio de satisfação dos residentes e avaliadores: 7,3 e 7,2, respectivamente. |
• Tempo médio do Mini-CEX: 40 minutos; |
• Tempo médio de feedback: dez minutos. |
• Escore médio da competência global: 6,91. |
• O feedback foi extremamente positivo no impacto educacional. |
• A variabilidade entre os avaliadores limita o uso do instrumento. |
Weller et al.2929. Weller JM, Jones A, Merry AF, Jolly B, Saunders D. Investigation of trainee and specialist reactions to the Mini-Clinical Evaluation Exercise in anaesthesia: Implications for implementation. Br J Anaesth . 2009;103(4):524-30. |
2009 |
Nova Zelândia e Austrália |
Transversal |
29 residentes e 40 avaliadores do programa de anestesiologia |
Mini-CEX |
Residentes e avaliadores do treinamento da Australian and New Zealand College of Anaesthetists (Anzca) |
Explorar as atitudes dos residentes e dos avaliadores perante o Mini-CEX e desenvolver recomendações para treinamento de avaliadores na implementação do Mini-CEX em anestesia. |
Avaliadores: |
• Necessidade de treinamento para escores consistentes. |
• Efeito da relação preceptor-residentes nas pontuações. |
• Dificuldade de registrar performances insatisfatórias. |
Residentes: |
• De acordo com os avaliadores, os residentes de anos iniciais tiveram maior benefício do Mini-CEX (facilidade de identificação de melhorias e maior receptividade dos residentes). |
• O Mini-CEX melhorou a qualidade das avaliações e permitiu que os avaliadores refletissem sobre “o ensinar” e os residentes sobre “o aprender”. |
• Desenvolvimento da cultura de feedback. |
Weller et al.2020. Weller JM, Castanelli DJ, Chen Y, Jolly B. Making robust assessments of specialist trainees’ workplace performance. Br J Anaesth. 2017 Feb 1º;118(2):207-14. |
2017 |
Nova Zelândia e Austrália |
Transversal |
Residentes e avaliadores do treinamento da Australian and New Zealand College of Anaesthetists (Anzca) |
Mini-CEX |
Programa de treinamento da Anzca |
Avaliar a confiabilidade e validade do Mini-CEX. |
• Avaliados 7.808 questionários de Mini-CEX. |
• Utilizado escore da scale based on supervision requirement (SReq) cujo valor mediano foi de 6,43 (escala até 9). |
• Houve aumento progressivo do score de acordo com o aumento da experiência do residente. |
• Correlação entre a complexidade do caso e o grau de treinamento do residente. |
• Confiabilidade alta foi observada com dez avaliadores, cada um realizando quatro avaliações e moderada com oito avaliadores realizando duas avaliações cada. |
• Identificação precoce de residentes com baixo desempenho baseado em pontuação ajustadas em relação ao padrão esperado. |
Zarreen2121. Zarreen A. Educational impact of Mini-CEX using clinical encounter cardsystem among obstetrics and gynecology residentsin a tertiary care hospital. J Coll Physicians Surg Pak. 2018;28(11):868-71. |
2018 |
Paquistão |
Transversal |
Oito residentes de ginecologia e obstetrícia |
Mini-CEX |
Programa de residência em ginecologia e obstetrícia do Allama Iqbal Medical College - Jinnah Hospital, Lahore |
Avaliar o impacto educacional do Mini-CEX em residentes de ginecologia e obstetrícia. |
• 64 Mini-CEX realizados por três preceptores. |
• Complexidade: 70% = moderada, 23% = baixa e 6% = alta. |
• Houve melhora dos escores em todos os domínios de competência do encontro 1 ao 8, com p < 0,005. |
• Escore médio de satisfação dos residentes aumentou de 4,13 no primeiro encontro para 5,50 no oitavo encontro. |
• 87% dos residentes reportaram que o feedback auxiliou no aprendizado. |