Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de Habilidades de Aprendizagem: Estudo dos Efeitos de uma Experiência

Development of Learning Skills: A Study on the Effects of an Experiment

Resumo:

O estudo se baseia em dados dos egressos do curso de Medicina no período de 1994-98. Do total de 255 egressos, 122 cursaram uma disciplina optativa visando à promoção da função educativa do aprendiz, com ênfase na melhoria de habilidades de aprendizagem autodirigida e cooperativa. Foram obtidos dados de rendimento cognitivo e de exercício de monitoria em semiologia, bem como de atributos dos egressos antes da opção de seguir ou não a optativa. Os resultados revelaram similaridade de atributos entre os grupos. Na comparação com o grupo controle, o grupo de participantes mo5trou índice de rendimento na graduação significativamente superior. A proporção de participantes que exerceram a monitoria foi também significativamente maior. Entre os participantes, o índice de rendimento na graduação mostrou relações significativas com o escore de desempenho no trabalho em equipe e o nível de autonomia na aprendizagem alcançados na disciplina. O escore de desempenho no trabalho em equipe foi significativamente superior entre os que exerceram a monitoria. A apreciação da experiência eletiva foi estreitamente relacionada ao aprendizado percebido e seu significado pessoal. Os resultados ampliam achados anteriores e sugerem a utilidade do refinamento de habilidades de aprendizagem na busca de um aprendizado mais significativo e duradouro.

Descritores:
Educação médica; Estudantes de Medicina; Aprendizagem; Currículo

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com