Matos et al.77. Matos MS de, Ferraço CM, Rosa JCA, Bastos JA, Brandão PC. Primeiro período de medicina: choque de realidade e o início da construção da identidade médica. Rev Psicol Saúde. 2019;11(3):157-71. 2019 / Brasil Qualitativo Categoria temática 1 |
Identificar expectativa e realidade vivenciadas por estudantes de Medicina. |
77 estudantes de Medicina |
Machado et al.1717. Machado CDB, Wuo AS. Processo de socialização na formação identitária do estudante de medicina. Trab Educ Saúde. 2019;17(2):e0020840. 2018 / Brasil Qualitativo Categoria temática 1 |
Analisar expectativas do tornar-se médico ao longo da graduação em Medicina. |
145 estudantes de Medicina |
Stubbing et al.44. Stubbing E, Helmich E, Cleland J. Authoring the identity of learner before doctor in the figured world of medical school. Perspect Med Educ. 2018;7(1):40-6. 2018 / Reino Unido Qualitativo Categoria temática 2 |
Compreender expectativas e preconceitos de estudantes de Medicina sobre o que é ser médico. |
23 estudantes de Medicina |
Winkel et al.1818. Winkel AF, Honart AW, Robinson A, Jones AA, Squires A. Thriving in scrubs: a qualitative study of resident resilience. Reprod Health. 2018;15(1):1-8. 2018 / Estados Unidos Qualitativo Categoria temática 2 |
Compreender o desenvolvimento de resiliência em residentes no enfrentamento de fatores estressores. |
18 médicos residentes |
Burford et al.99. Burford B, Rosenthal-Stott HES. First and second year medical students identify and self-stereotype more as doctors than as students: a questionnaire study. BMC Med Educ . 2017;17(1):1-9. 2017 / Reino Unido Quantitativo Categoria temática 1 |
Estabelecer como os estudantes de Medicina se autoidentificam. |
181 estudantes de Medicina |
Wainwright et al.1919. Wainwright E, Fox F, Breffni T, Taylor G, O’Connor M. Coming back from the edge: a qualitative study of a professional support unit for junior doctors. BMC Med Educ . 2017;17(1):1-11. 2017 / Reino Unido Qualitativo Categoria temática 2 |
Investigar como o Programa de Suporte Profissional (PSP) influencia na autopercepção da IM. |
8 estudantes de Medicina (internato) |
Wasityastuti et al.2020. Wasityastuti W, Susani YP, Prabandari YS, Rahayu GR. Correlation between academic motivation and professional identity in medical students in the Faculty of Medicine of the Universitas Gadjah Mada Indonesia. Educ Med. 2018;19(1):23-9. 2016 / Indonésia Quantitativo Categoria temática 1 |
Determinar perfis de motivação acadêmica e sua relação entre a IP e a IM. |
531 estudantes de Medicina |
Green2121. Green MJ. Comics and medicine: peering into the process of professional identity formation. Acad Med . 2015;90(6):774-9. 2015 / Estados Unidos Qualitativo Categoria temática 3 |
Compreender, por meio de artes gráficas, a experiência de estudantes de Medicina. |
58 estudantes de Medicina |
Lovell88. Lovell B. “We are a tight community”: social groups and social identity in medical undergraduates. Med Educ. 2015;49(10):1016-27. 2015 / Reino Unido Qualitativo Categoria temática 3 |
Analisar como as comunidades de estudantes influenciam no desenvolvimento de IP e IM. |
32 estudantes de Medicina |
Talisman et al.2222. Talisman N, Harazduk N, Rush C, Graves K, Haramati A. The impact of mind-body medicine facilitation on affirming and enhancing professional identity in health care professions faculty. Acad Med . 2015;90(6):780-4. 2015 / Estados Unidos Quantitativo Categoria temática 1 |
Explorar se o treinamento em mindfulness auxilia na construção da IM. |
62 estudantes de Medicina |
Barr et al.2323. Barr J, Bull R, Rooney K. Developing a patient focussed professional identity: an exploratory investigation of medical students’ encounters with patient partnership in learning. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2015;20(2):325-38. 2014 / Austrália Qualitativo Categoria temática 1 |
Analisar o contato de estudantes com pacientes crônicos e a influência em IM centrada no paciente. |
67 estudantes de Medicina |
Kligler et al.2424. Kligler B, Brian L, Nadine TK. Becoming a doctor: a qualitative evaluation of challenges and opportunities in medical student wellness during the third year. Acad Med . 2013;88(4):535-40. 2013 / Estados Unidos Qualitativo Categoria temática 2 |
Compreender o impacto do início do terceiro ano no bem-estar dos estudantes. |
173 estudantes de Medicina |
Iyer et al.2525. Iyer A, Jetten J. What’s left behind: identity continuity moderates the effect of nostalgia on well-being and life choices. J Pers Soc Psychol. 2011;101(1):94-108. 2011 / Austrália Quantitativo Categoria temática 1 |
Examinar os efeitos da nostalgia e da continuidade da identidade no bem-estar psicológico. |
120 estudantes de graduação |
Sabino et al.2626. Sabino C, Luz MT. O ambulatório no discurso dos médicos residentes: reprodução e dinâmica do campo médico. Physis. 2010;20(4):1357-75. 2010 / Brasil Qualitativo Categoria temática 3 |
Compreender a função do ambulatório na construção de IM em início de carreira. |
12 médicos |
Machado2727. Machado MA. Cuidados paliativos e a construção da identidade médica paliativista no Brasil [dissertação]. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2009. 2009 / Brasil Qualitativo Categoria temática 1 |
Investigar construção da IM de médicos paliativistas. |
6 médicos |
Draper et al.2828. Draper C, Louw G. What is medicine and what is a doctor? Medical students’ perceptions and expectations of their academic and professional career. Med Teach. 2007;29(5):e100-7. 2007 / África do Sul Qualitativo Categoria temática 3 |
Explorar as percepções dos estudantes de Medicina sobre a medicina e o exercício profissional. |
193 estudantes de Medicina |
Fiore et al.2929. Fiore MLM, Yazigi L. Especialidades médicas: estudo psicossocial. Psicol Reflex Crít. 2005;18(2):200-6. 2005 / Brasil Qualitativo Categoria temática 3 |
Explorar fatores psicológicos e sociais envolvidos na escolha de especialidades médicas. |
40 médicos |
Rosenberg et al.3030. Rosenberg EH, Medini G, Lomranz J. Aspects of differential role perception of Israeli medical school students. Med Educ . 1979;13(5):329-35. 1979 / Israel Quantitativo Categoria temática 2 |
Investigar como os alunos do primeiro ano do curso médico se autopercebem no contato com pacientes. |
62 estudantes de Medicina |