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A SAÚDE COLETIVA NO ENSINO MÉDICO: AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA EM CONTEXTO RESTRITIVO

Resumo:

Foi analisa da uma experiência de ensino de Saúde Coletiva para alunos da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal da Bahia, no período compreendido entre 1989 e 1991, a partir tanto de elementos fornecidos por uma avaliação discente, quanto através de discussões sobre o plano de estudos, atividades teóricas e práticas, bibliografia e processo pedagógico. As modificações introduzidas na disciplina buscaram viabilizar uma aproximação do graduado em Medicina aos principais problemas de saúde da população apartir do enfoque da dimensão coletiva do processo saúde/doença, bem como das principais técnicas e estratégias existentes para o controle dos mesmos. Os autores concluem que, a despeito dos êxitos observados no que tange à adequação das atividades e conteúdos ao cenário restritivo do período em estudo, persistem os desafios da prática que impõem soluções alternativas enquanto se mantiveremos obstáculos estruturais.

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