Acessibilidade / Reportar erro

Atitude perante a morte e opinião de estudantes de Medicina acerca da formação no tema

Resumo:

Introdução:

Atualmente, a maioria das pessoas está inserida num contexto sócio-histórico de negação da morte, incluindo médicos que lidam com o morrer diariamente que se consideram despreparados perante a morte de um paciente. O desconforto desses profissionais nesse processo de morte deve-se em parte à deficiência da formação ocorrida durante a graduação.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos analisar a opinião dos alunos de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) acerca da abordagem referente à morte e ao morrer durante a graduação, verificar a importância disso na formação médica e descrever esse tema por meio da perspectiva dos estudantes. Também se objetifica identificar aspectos que influenciam a percepção dos graduandos acerca do tema.

Método:

É um estudo exploratório, de corte transversal, com metodologia quantitativa, realizado entre agosto de 2020 e julho de 2021. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários on-line, com amostra de 365 sujeitos, após aceite e marcação no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, enviados aos alunos por e-mail. Para análise, adotou-se o software Epi-Info, em que se utilizaram frequências relativas e absolutas para descrever as variáveis qualitativas e medidas de posição e dispersão para descrever variáveis quantitativas. Para verificação de relações, foi utilizado o teste de qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O estudo seguiu todos os preceitos da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa e teve aprovação do Comitê de Ética da FPS - Parecer nº 4.228.016.

Resultado:

A maioria dos alunos associa angústia, medo e tristeza ao processo de morte e concorda que a discussão desse processo na graduação impacta o exercício da medicina e o bem-estar psicossocial do médico. Os estudantes concordam que a abordagem do processo de morte aconteceu em raros momentos durante a graduação e julgam necessária a inclusão de mais disciplinas que tratem do tema.

Conclusão:

A discussão acerca do processo de morte e morrer durante a graduação em Medicina é necessária, e recomenda-se a inserção de módulos que abordem o tema no curso da FPS, a fim de contribuir para a compreensão dos estudantes acerca desse processo e o preparo psicológico deles para lidar com a morte no exercício da profissão.

Palavras-chave:
Atitude Frente a Morte; Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com