Acessibilidade / Reportar erro

Ensino da anatomia: dissecção em associação com a tecnologia no curso de Medicina

Teaching anatomy: dissection in association with technology in the Medical course

Resumo:

Introdução:

Um estudo de 2010 apontou as necessidades futuras da educação médica, com conteúdos e práticas integrados, fomentada pela tecnologia educacional virtual e pela prioridade na competência, não no tempo. A anatomia, indistinta de outros fundamentos da medicina, enfrenta restrições à dissecção de cadáveres.

Objetivo:

Ensaio sobre o ensino da anatomia em contextos clínicos e com emprego de tecnologias.

Método:

Utilizaram-se a plataforma PubMed da National Library of Medicine e os descritores ((anatomy [MeSH Terms]) AND (method, teaching [MeSH Terms])) AND (surgery [MeSH Terms]).

Resultado:

Há indicação de 316 artigos no período 2000-2022 (junho de 2022). A principal pergunta sobre o ensino de anatomia refere-se à substituição da técnica de dissecção e, por consequência, do uso do cadáver. Estudos sugerem a manutenção do uso da dissecção, da prossecção e de maior uso de meios digitais e modelares.

Conclusão:

O material cadavérico deve ser garantido com maior uso da prossecção, com a dissecção sendo dirigida ou eletiva. Realidade virtual e material de prossecção devem ser assimilados como instrumentais e supervisionados por anatomistas qualificados e enriquecidos pela interpretação e aplicabilidade clínica.

Palavras-chave:
Anatomia; Dissecção; Educação de Graduação em Medicina; Currículo; Aprendizagem

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com