Resumo:
A Pediatria Social tem como objeto de trabalho a saúde e a doença da criança, no âmbito individual e coletivo. A abordagem da atenção individual e da vigilância à saúde da criança deve ser extrapolada, buscando uma visão global do indivíduo através da compreensão do coletivo. Este artigo relata uma experiência de ensino para alunos de 4 ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp), onde foram desenvolvidas atividades teórico-práticas de vigilância à saúde, cujos objetivos eram a compreensão da relação entre condições de vida e de saúde, e da importância do meio ambiente e da família para o crescimento e desenvolvimento da criança e da vigilância à saúde como instrumento de trabalho. São descritas as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos por meio das avaliações de alunos, supervisores e equipe de saúde. Conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos, podendo ser esta uma Forma de capacitar recursos humanos que atendam às reais necessidades de saúde da sociedade
Descritores:
Vigilância sanitária; Educação médica