Acessibilidade / Reportar erro

Validação de escala de avaliação de profissionalismo traduzida e adaptada em cenário de simulação

Validation of a translated and adapted professionalism assessment scale in a virtual simulation scenario

Resumo:

Introdução:

O Professionalism Mini-Evaluation Exercise (P-MEX) é instrumento que avalia 21 habilidades de profissionalismo, distribuídas em quatro domínios.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos traduzir, adaptar e validar um instrumento de avaliação de profissionalismo médico.

Método:

Após a autorização do autor do P-MEX, realizaram-se a tradução do instrumento para a língua portuguesa, a análise de equivalência linguística e validade de conteúdo por especialistas em educação, e o exame de validade operacional em OSCE virtual entre estudantes do internato médico.

Resultado:

Houve elevada equivalência dos itens da versão em português do Brasil por especialistas em educação. O índice de validade de conteúdo da escala foi de 0,96. Seis professores validaram o P-MEX em ambiente de simulação para 27 estudantes do internato médico.

Conclusão:

A versão brasileira do P-MEX demonstrou ser adequada para avaliar o profissionalismo médico no contexto brasileiro, com boa validade operacional em cenário de simulação virtual.

Palavras-chave:
Profissionalismo; Educação Médica; Avaliação Educacional; Comparação Transcultural

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com