Acessibilidade / Reportar erro

Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica

Student perceptions about tradicional and problem-based approaches in pathological anatomy

Resumo:

Introdução:

O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica.

Objetivo:

Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Método:

As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert.

Resultado:

Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula.

Conclusão:

Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia.

Palavras-chave:
Metodologia; Ensino Superior; Aprendizado Baseado em Problema; Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica; Patologia

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com