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Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio

Experimental didactic proposal for inclusive teaching of waves in high school

Resumo

Os modelos disponíveis para o ensino de ondas, principalmente no ensino médio, não levam em consideração o estágio de desenvolvimento real em que se encontra a grande maioria dos estudantes [1][1] R. T. Diniz, Usando Experimentação No Ensino Potencialmente Significativo De Óptica Geométrica. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro (2016).. Aliado a isso, a dificuldade em se apresentar frequências, sejam de natureza eletromagnética ou mecânica (sonora), diferentes das faixas que somos capazes de interpretar através dos nossos sentidos, tende a constituir um enorme obstáculo epistemológico. Numa tentativa de lançar alguma luz sobre esse problema, desenvolvemos dois experimentos que apresentam relações entre frequências invisíveis e inaudíveis, mas que, através do processamento com a plataforma Arduino, podem ser convertidas em frequências que sensibilizem nossos sentidos. Desta forma pretende-se descortinar esse mundo invisível, trazendo para a sala de aula experimentos que podem ser utilizados, inclusive, por estudantes com deficiência visual ou auditiva.

Palavras-chave:
Som; Luz; Arduino; Cego-surdo

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