Acessibilidade / Reportar erro

Evasão Escolar no Ensino Superior: Análise Quantitativa no Curso de Licenciatura em Física do IFPA Campus Bragança

School Evasion in Higher Education: Quantitative Analysis in the Degree in Physics of IFPA Campus Bragança

Resumo

A evasão escolar é um fenômeno que atinge diretamente as instituições de ensino e causa diversos prejuízos acadêmicos, sociais e econômicos. Estudando o tema, notamos que diversos alunos ingressantes no período de 2009 a 2014, evadiram do curso de Licenciatura em Física do IFPA campus Bragança. Examinando esse contexto, identificamos e analisamos o percentual de alunos evadidos no referido curso. Os dados analisados foram obtidos por meio da Sinopse do Ensino Superior e da Secretaria Acadêmica do IFPA. Os resultados comprovam que a evasão no curso analisado, se sobrepõe às médias nacionais e expõe a necessidade de intensificarem as políticas públicas para garantir o acesso, permanência e êxito dos alunos ingressantes.

Palavras-chave:
Licenciatura em Física; Evasão Escolar; Ensino Superior

Sociedade Brasileira de Física Caixa Postal 66328, 05389-970 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: marcio@sbfisica.org.br