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As “piores” questões de Física do ENEM: Uma análise psicométrica das edições de 2009 a 2019

The “worst” items in Physics of ENEM: A psychometric analysis of the 2009–2019 editions

O desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser usado como critério de seleção para Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e para obter financiamento e bolsas em muitas IES privadas. Considerando o potencial de influência do exame no presente e no futuro de uma pessoa no que tange a aspectos pessoais, profissionais e sociais, espera-se que a prova consiga realizar uma seleção justa. Um dos critérios técnicos para esse ideário é a presença de características mínimas de validade e confiabilidade na avaliação. Esse artigo apresenta uma pesquisa que buscou verificar indicadores psicométricos de qualidade do exame. Analisou-se os Microdados do ENEM para as edições de 2009 a 2019, classificando a qualidade dos itens de Física como bons, duvidosos e ruins. Como resultados, observou-se que a maioria dos itens foram considerados não adequados para mensurar a proficiência que se propõe medir na prova de Ciências da Natureza. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para a reflexão sobre a qualidade de exames em larga escala. Sugere-se que trabalhos com escopo na análise pedagógica dos itens possam ser realizados, a fim de compreender os pontos a se melhorar e os caminhos que devem ser percorridos para promover a qualidade do ENEM.

Palavras-chave:
Avaliação; Ensino de Física; Psicometria; Microdados


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