Acessibilidade / Reportar erro

Modalidade de ensino remoto em tempos de pandemia: opinião de um grupo de estudantes de Física

A pandemia ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2 afetou as atividades educacionais em todo o mundo. Nesse cenário, a modalidade de ensino remoto foi a principal estratégia adotada por diversas universidades no Brasil. Na literatura é possível encontrar considerações acerca das limitações e possibilidades do Ensino de Física delineado na modalidade não-presencial. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar a opinião de um grupo de estudantes de Física, visando panoramizar os desafios enfrentados por universidades brasileiras. O referido grupo de estudantes defrontaram-se com os desafios da mudança abrupta do ensino presencial para o ensino remoto. Os dados advindos de um questionário virtual foram analisados sob a ótica dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Como resultado, identificou-se que esses estudantes acreditam no potencial do ensino remoto durante o período de pandemia, no entanto, há ressalvas no que tange diferentes aspectos. Problemas de naturezas técnicas, pedagógicas e socioeconômica foram reportados. Em adição, como consequência do ensino remoto, os estudantes apontaram apresentar sintomas de ansiedade, depressão e desmotivação. Por fim, o grupo chama a atenção para a importância da formação docente como possibilidade de contribuir com uma melhor adequação do ensino na modalidade remota.

Palavras-chave:
Pandemia; ensino remoto; opinião de estudantes


Sociedade Brasileira de Física Caixa Postal 66328, 05389-970 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: marcio@sbfisica.org.br