Procedimentos com uso de subsídios para observar, mensurar, coletar, descrever, classificar, identificar, formular hipóteses, entre outros |
RBEF01 |
Introdução ao estudo experimental da Física nuclear e de partículas; Descrição dos aceleradores de partículas e do experimento ALICE; Visita ao acelerador Pelletron |
RBPEC01 |
Estudo do mundo subatômico por meio dos equipamentos utilizados na FMC; Abordagem dos métodos experimentais baseados na técnica de inferência por trajetórias frente as diversas propriedades do átomo e nos aceleradores de partículas |
SNEF02 |
Palestra sobre dualidade onda-partícula; Visita Virtual ao ATLAS |
SNEF03 |
Uso e análise de dados reais coletados no grande colisor de hadrons (LHC); visita virtual ao CMS (Compact Muon Solenoid) no CERN; Discussão dos resultados em uma videoconferência com cientistas no CERN e estudantes de outros países; visita guiada ao núcleo de computação científica da UNESP (GRID UNESP); |
ENPEC04 |
Notícias Científicas de revistas sobre a ciência escolar e a ciência na vida diária |
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Procedimentos que oportunize a informação e a comunicação do vocabulário científico, conhecimento de resultados das experiências, extrair informações, organizar ideias, entre outros |
RBEF01 |
Discussões sobre as pesquisas desenvolvidas no experimento ALICE; Análise de dados reais das colisões próton-próton e chumbo-chumbo do ALICE; Debate sobre os resultados obtidos pós-análise dos dados |
RBPEC01 |
Ambiente virtual elaborado especialmente para o curso com atividades como questionamentos direcionados aos alunos, instruções, textos, imagens explicativas, animações e simulações computacionais |
SNEF01 |
Leitura e discussão de um extrato da obra “Alice no País do Quantum”, intitulado “O baile de Massacarados” |
SNEF02 |
Material didático e avaliação disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem |
SNEF03 |
Jogo de perguntas e respostas (quiz); construção de uma câmara de nuvens; jogos de temática científica (eletrônicos, de cartas, de dados e de tabuleiro) |
ENPEC01 |
Uso de fanpage no facebook sobre o CERN e o bóson de Higgs; uso de links de reportagens, vídeos disponíveis na internet, pequenos textos explicativos e alguns detalhes sobre a experiência de participar da escola de Física CERN |
ENPEC02 |
Uso de notícias científicas, mapas conceituais e o questionário; Jogo educativo que aborda os Conceitos Básicos da Física de Partículas (Sprace) |
ENPEC04 |
Uso de notícias científicas divulgadas na imprensa regional e local para discussão do tema e para mostrar a ciência em construção; divisão em duplas e, cada dupla, recebeu uma notícia diferente; questões propostas. |
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Procedimentos para a conceituação com aplicação conceitual ou construção de conceitos |
RBEF01 |
Discussão sobre a Física de Partículas na atualidade; Contextualização histórica do desenvolvimento da Física de Partículas e do processo de acelerar partículas |
RBPEC01 |
Definir e redefinir os modelos explicativos e os modelos científicos de acordo com os resultados obtidos experimentalmente (experimentos reais, mentais e virtuais) |
SNEF01 |
Produção escrita |
SNEF03 |
Questionários sobre expectativas e conhecimentos prévios antes da participação do evento; escrita de um pequeno texto sobre o evento estilo “postagem para rede social” |
ENPEC01 |
Os alunos assistiram o documentário “O grande colisor de hádrons” cujo tema central era o maior acelerador de partículas do CERN, seguindo de um debate; engajamento via blog e Facebook por parte dos alunos |
ENPEC02 |
Os conceitos de partículas elementares foram tratados a partir do conteúdo de modelos atômicos; |
ENPEC03 |
Pesquisa e discussão em grupo sobre a evolução do Modelo Atômico. Uso de vídeos, documentário; slides; confecção de maquetes |