Goldenfeld et al. (2005)Goldenfeld, N., Baron-Cohen, S., & Wheelwright, S. (2005). Empathizing and systemizing in males, females and autism. Clinical Neuropsychiatry, 2(6), 338-345.
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Verificar diferenças de gênero na empatia em pessoas com Asperger em comparação com a população geral. |
As mulheres demonstraram maior empatia, enquanto os homens, maior simpatia. No entanto, quando os escores foram combinados, não houve diferença significativa. |
Wheelwright et al. (2006)Wheelwright, S., Baron-Cohen, S., Goldenfeld, N., Delaney, J., Fine, D., Smith, R., Weila, L., & Wakabayashic, A. (2006). Predicting autism spectrum quotient (AQ) from the systemizing quotient-revised (SQ-R) and empathy quotient (EQ). Brain Research, 1079(1), 47-56. https://doi.org/10.1016/j.brainres.2006.01.012 https://doi.org/10.1016/j.brainres.2006....
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Investigar a empatia em seus componentes cognitivos e afetivos em estudantes universitários com TEA. |
A posição de um indivíduo no TEA, definido pelo número de traços autistas, influencia seus escores de empatia. Quanto maior o grau de autismo, mais prejudicada é a empatia cognitiva e afetiva. |
Lombardo et al. (2007)Lombardo, M. V., Barnes, J. L., Wheelwright, S. J., & Baron-Cohen, S. (2007). Self-referential cognition and empathy in Autism. Plos One, 2(9), 1-11. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0000883 https://doi.org/10.1371/journal.pone.000...
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Verificar se a empatia e a cog-nição são prejudicadas em in-divíduos com TEA. |
Indivíduos com TEA pontuaram mais baixo em todas as medidas de empatia: cognitiva, afetiva, tomada de perspectiva e preocupação empática. |
Rogers et al. (2007)Rogers, K., Dziobek, I., Hassenstab, J., Wolf, O. T., & Convit, A. (2007). Who cares? Revisiting empathy in Asperger syndrome. Journal of Autism and Developmental Disorders, 37, 709-715. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0197-8 https://doi.org/10.1007/s10803-006-0197-...
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Examinar a empatia cog-nitiva e afetiva em indivíduos com TEA. |
Pessoas com TEA pontuaram abaixo da média em empatia cognitiva, sugerindo dificuldades na tomada de perspectiva. |
Wakabayashi et al. (2007)Wakabayashi, A., Baron-Cohen, S., Uchiyama, T., Yoshida, Y., Kuroda, M., & Wheelwright, S. (2007). Empathizing and systemizing in adults with and without autism spectrum conditions: Cross-cultural stability. Journal of Autism and Developmental Disorders, 37(10), 1823-1832. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0316-6 https://doi.org/10.1007/s10803-006-0316-...
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Testar a teoria da empa-tia-sistematização das diferenças de gênero e a teoria do cérebro masculino extremo do TEA. |
As mulheres pontuaram mais alto do que os homens com TEA em medidas de empatia, sugerindo perfis diferentes em relação ao gênero para a dis-tribuição de tipos de cérebro, diferenciando masculino e feminino. |
Clark et al. (2008)Clark, T. F., Winkielman, P., & McIntosh, D. N. (2008). Autism and the extraction of emotion from briefly presented facial expressions: Stumbling at the first step of empathy. Emotion, 8(6), 803-809. https://doi.org/10.1037/a0014124 https://doi.org/10.1037/a0014124...
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Verificar como pessoas com TEA analisam emoções a partir de expressões faciais e se há alguma perda de compreensão emocion-al. |
Indivíduos com TEA tiveram um desempenho pior na extração de emoções, sem diferenças para gênero. O déficit no processamento emocional pode contribuir para as dificuldades do TEA em mimetismo, empatia e processos relacionados. |
Dziobek et al. (2008)Dziobek, I., Rogers, K., Fleck, S., Bahnemann, M., Heekeren, H. R., Wolf, O. T., & Convit, A. (2008). Dissociation of cognitive and emotional empathy in adults with Asperger syndrome using the Multifaceted Empathy Test (MET). Journal of Autism and Developmental Disorders, 38, 464-473. https://doi.org/10.1007/s10803-007-0486-x https://doi.org/10.1007/s10803-007-0486-...
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Avaliar a empatia em seus componentes afetivos e cognitivos em um grupo de adultos com TEA. |
Indivíduos com TEA pontuaram mais baixo do que o grupo de controle na tarefa de empatia cognitiva e não pontuaram significativamente diferente na escala de preocupação empática – uma medida de empatia emocional. |
Auyeung et al. (2009)Auyeung, B., Wheelwright, S., Allison, C., Atkinson, M., Samarawickrema, N., & Baron-Cohen, S. (2009). The children’s empathy quotient and systemizing quotient: Sex differences in typical development and in autism spectrum conditions. Journal of Autism and Developmental Disorders, 39(11), 1509-1521. https://doi.org/10.1007/s10803-009-0772-x https://doi.org/10.1007/s10803-009-0772-...
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Investigar se as diferenças entre os gêneros masculino e feminino encontradas em adultos com TEA em relação aos componentes da empatia também podem ser observadas em crianças. |
Empatia em crianças mostra padrões semelhantes de diferenças de sexo como as observadas em adultos. Crianças com TEA tendem a um perfil “hiper masculinizado”, independentemente do sexo. |
Schrandt et al. (2009)Schrandt, J. A., Townsend, D. B., Poulson, C. L., & Carr, J. (2009). Teaching empathy skills to children with autism. Journal of Applied Behavior Analysis, 42(1), 17-32. https://doi.org/10.1901/jaba.2009.42-17 https://doi.org/10.1901/jaba.2009.42-17...
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Ensinar a resposta empática a quatro crianças com TEA. |
Aumentos na resposta empática ocorreram sistematicamente com a introdução do tratamento em todos os participantes e categorias de re-sposta. |
Greimel et al. (2010)Greimel, E., Schulte-Rüther, M., Kircher, T., Kamp-Becker, I., Remschmidt, H., Fink, G. R., Herpertz-Dahlmann, B., &Konrad, K. (2010). Neural mechanisms of empathy in adolescents with autism spectrum disorder and their fathers. NeuroImage, 49(1), 1055-1065. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2009.07.057 https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.200...
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Investigar os mecanismos neurais de empatia em adolescentes com TEA e explorar as contribuições familiares para correlatos dessa habilidade. |
O grupo com TEA mostrou ativação diminuída do giro fusiforme em comparação com os controles. Neuralmente, pais de crianças com TEA também mostraram re-dução na ativação do giro fusi-forme ao inferir as emoções dos out-ros. |
Jones et al. (2010)Jones, A. P., Happé, F. G. E., Gilbert, F., Burnett, S., & Viding, E. (2010). Feeling, caring, knowing: Different types of empathy deficit in boys with psychopathic tendencies and autism spectrum disorder. The Journal of Child Psychology and Psychiatry, 51(11), 1188-1197. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010.02280.x https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010...
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Examinar meninos com TEA em tarefas que avaliam aspectos de empatia afetiva e tomada da perspectiva cognitiva dos outros. |
Os meninos com TEA tiveram dificuldades com tarefas que requeriam tomada de perspectiva cognitiva, mas relataram experiências emocionais e empatia afetiva com a vítima que estava de acordo com os meninos do grupo controle. |
Moriwaki et al. (2011)Moriwaki, A., Ryoko, I., & Hiroshi, F. (2011). Characteristics of empathy for friendship in children with high-functioning autism spectrum disorders. Japanese Journal of Special Education, 48(6), 593-604. https://doi.org/10.6033/tokkyou.48.593 https://doi.org/10.6033/tokkyou.48.593...
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Comparar as características da empatia como suporte social para a construção de amizades em crianças com TEA. |
Em testes de simulação afetiva, em 1/3 das crianças com TEA a empatia reativa foi significativamente mais baixa do que o grupo controle, sugerindo dificuldades em construir amizades recíprocas. |
Schulte-Rüther et al. (2011)Schulte-Rüther, M., Greimel, E., Markowitsch, H. J., Kamp-Becker, I., Remschmidt, H., Fink, G. R., & Piefke, M. (2011). Dysfunctions in brain networks supporting empathy: An fMRI study in adults with autism spectrum disorders. Social Neuroscience, 6(1), 1-21. https://doi.org/10.1080/17470911003708032 https://doi.org/10.1080/1747091100370803...
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Identificar disfunções nas redes cerebrais que podem estar subjacentes ao comportamento empático perturbado em pessoas com TEA. |
Pessoas com TEA tiveram um desempenho igual ao do grupo controle durante a tarefa de avaliar rostos, emo-cionalmente (outra tarefa), mas mostraram respostas menos congruentes para relatar as emoções eliciadas em si mesmas pelas faces emocionais (autotar-efa). |
Mathersul et al. (2013)Mathersul, D., McDonald, S., & Rushby, J. A. (2013). Autonomic arousal explains social cognitive abilities in high-functioning adults with autism spectrum disorder. International Journal of Psychophysiology, 89, 475-482. https://doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2013.04.014 https://doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2013....
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Determinar se adultos com TEA reconhecem emoções básicas e demonstram empatia cognitiva e afetiva. |
Adultos com TEA demonstraram menor reconhecimento de emoções, tenderam a julgar os rostos de forma mais negativa, com baixa empatia cognitiva. |
Sucksmith et al. (2013)Sucksmith, E., Allison, C., Baron-Cohen, S., Chakrabarti, B., & Hoekstra, R. A. (2013). Empathy and emotion recognition in people with autism, first-degree relatives, and controls. Neuropsychologia, 51, 98-105. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.11.013 https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
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Verificar se as dificuldades sociais e de comunicação de pessoas com TEA trazem pre-juízos para o desenvolvimento da empatia. |
Quando as seis emoções básicas foram analisadas na comunicação, o grupo com TEA apresentou des-empenho prejudicado em cinco das seis expressões (feliz, triste, raivoso, medo e nojo). |
Deschamps et al. (2014)Deschamps, P. K. H., Been, M., & Matthys, W. (2014). Empathy and empathy induced prosocial behavior in 6- and 7-year-olds with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, 44(7), 1749-1758. https://doi.org/10.1007/s10803-014-2048-3 https://doi.org/10.1007/s10803-014-2048-...
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Avaliar a empatia e o comportamento pró-social em crianças com TEA. |
Níveis mais baixos de empatia cognitiva avaliada por pais e professores e níveis semelhantes de empatia afetiva em crianças com TEA. |
Schulte-Rüther et al. (2014)Schulte-Rüther, M., Greimel, E., Piefke, M., Kamp-Becker, I., Remschmidt, H., Fink, G. R.,Herpertz-Dahlmann, B., &Konrad, K. (2014). Age-dependent changes in the neural substrates of empathy in autism spectrum disorder. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 9(8), 1118-1126. https://dx.doi.org/10.1093%2Fscan%2Fnst088 https://dx.doi.org/10.1093%2Fscan%2Fnst0...
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Comparar as trajetórias de desenvolvimento nos mecanismos neurais subjacentes à empatia em indivíduos com TEA e indivíduos sem TEA. |
Mudanças diferenciais dependentes da idade foram evidentes no relato de emoções no córtex pré-frontal dorsolateral direito, córtex pré-frontal medial direito, córtex parietal inferior direito, ínsula anterior direita e córtex occipital. |
Mazza et al. (2014)Mazza, M., Pino, M. C., Mariano, M., Tempesta, D., Ferrara, M., De Berardis, D., Masedu, F., & Valenti, M. (2014). Affective and cognitive empathy in adolescents with autism spectrum disorder. Frontiers in Human Neuroscience, 8(791), 1-6. https://doi.org/10.3389/fnhum.2014.00791 https://doi.org/10.3389/fnhum.2014.00791...
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Avaliar os componentes cognitivos e afetivos da empatia em adolescentes com TEA em comparação com controles. |
Adolescentes com TEA apresentaram déficits em todas as medidas de mental-ização: eles eram incapazes de interpretar e compreender os estados mentais e emocionais de outras pes-soas. |
Rueda et al. (2015)Rueda, P., Fernández-Berrocal, P., & Baron-Cohen, S. (2015). Dissociation between cognitive and affective empathy in youth with Asperger Syndrome. European Journal of Developmental Psychology, 12(1), 85-98. https://doi.org/10.1080/17405629.2014.950221 https://doi.org/10.1080/17405629.2014.95...
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Avaliar o perfil empático em jovens com TEA. |
Pessoas com TEA obtiveram pontuação mais baixa em empatia cognitiva, mas tiveram pontuação dentro da faixa média em empatia afetiva. |
Gu et al. (2015)Gu, X., Eilam-Stock, T., Zhou, T., Anagnostou, E., Kolevzon, A., Soorya, L., Hof, P. R., Friston, K. J.,& Fan, J. (2015). Autonomic and brain responses associated with empathy deficits in autism spectrum disorder. Human Brain Mapping, 36, 3323-3338. https://doi.org/10.1002/hbm.22840 https://doi.org/10.1002/hbm.22840...
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Avaliar as respostas dadas a dor empática em uma amostra de adultos com TEA. |
Adultos com TEA mostraram mais engajamento relacionado à dor empática, juntamente com aumento da atividade neural no córtex insular ante-rior. |
Koehne et al. (2016)Koehne, S., Hatri, A., Cacioppo, J. T., & Dziobek, I. (2016). Perceived interpersonal synchrony increases empathy: Insights from autism spectrum disorder. Cognition, 146, 8-15. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2015.09.007 https://doi.org/10.1016/j.cognition.2015...
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Investigar o efeito da sincronia interpessoal unilateral na empatia em duas tarefas simples de seguir o líder na comuni-cação virtual em indivíduos com TEA. |
No grupo com TEA, o grau de sincronia produzida, ou melhor, a capacidade de seguir o líder virtual em uma interação, foi associado a um desempenho de empatia cognitiva superior medido com tarefas de reconhecimento de emoções. |
Montgomery et al. (2016)Montgomery, C. B., Allison, C., Lai, M.-C., Cassidy, S., Langdon, P. E., & Baron-Cohen, S. (2016). Do adults with high functioning autism or Asperger syndrome differ in empathy and emotion recognition? Journal of Autism and Developmental Disorders, 46, 1931-1940. https://doi.org/10.1007/s10803-016-2698-4 https://doi.org/10.1007/s10803-016-2698-...
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Examinar, entre os participantes, a capacidade autorrelatada de empatia com os outros e a capacidade de ler estados mentais nos olhos de outras pessoas. |
Adultos com altos níveis de TEA tiveram um desempenho menor em ler estados mentais. Isso sugere que adultos com TEA podem precisar de mais apoio, particularmente na mentalização e no reconhecimento de emoções complexas. |
Williams e Cameron (2017) |
Avaliar as propriedades psicométricas da empatia em participantes com e sem TEA. |
As diferenças individuais nos traços empáticos são explicadas pela var-iação nos mecanismos que servem à aprendizagem sensório-motora (cognição motora) em relação aos estados emocion-ais. |
Mul et al. (2018)Mul, C. L., Stagg, S. D., Herbelin, B., & Aspell, J. E. (2018). The feeling of me feeling for you: interoception, alexithymia and empathy in autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 48, 2953-2967. https://doi.org/10.1007/s10803-018-3564-3 https://doi.org/10.1007/s10803-018-3564-...
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Investigar a inter-cepção, emoção e empatia, ver-ificando as relações entre esses fatores no TEA. |
Os participantes com TEA mostraram sensibilidade interceptiva (SI) reduzida e con-sciência interceptiva (CI) reduzida. |
Holopainen et al. (2018)Holopainen, A., de Veld, D. M. J., Hoddenbach, E., & Begeer, S. (2018). Does theory of mind training enhance empathy in autism? Journal of Autism and Developmental Disorders, 49, 3965-3972. https://doi.org/10.1007/s10803-018-3671-1 https://doi.org/10.1007/s10803-018-3671-...
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Investigar se o treinamento de Teoria da Mente melhorou a responsividade empática de jovens com TEA quando avaliados com uma observação estru-turada. |
Ao comparar os escores de mudança de responsividade empática entre o pré e o pós-teste, o grupo de intervenção teve um desempenho significativamente melhor do que o grupo da lista de espera. |
Russ et al. (2020)Russ, V., Kovshoff, H., Brown, T., Abbott, P., & Hadwin, J. A. (2020). Exploring the role of empathy in understanding the social-cognitive profile for individuals referred for Autism Spectrum Disorders assessment in adulthood. Journal of Autism and Developmental Disorders, 50, 1470-1478. https://doi.org/10.1007/s10803-018-3693-8 https://doi.org/10.1007/s10803-018-3693-...
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Investigar a cog-nição social da empatia em adultos com TEA. |
Não houve diferenças sociais cognitivas significativas entre os grupos nas medidas de reconhecimento de emoção e inferência social. |