Acessibilidade / Reportar erro

Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI

PERCEPTIONS OF PRIMARY SCHOOL TEACHERS ON THE USE OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS: THE CASE OF GULBENKIAN XXI LEARNING COMMUNITIES

PERCEPCIONES DE LOS MAESTROS DE EDUCACIÓN BÁSICA SOBRE LA INTEGRACIÓN DE LA TECNOLOGÍA EDUCATIVA EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE: EL CASO DE LAS COMUNIDADES DE APRENDIZAJE ESCOLARES GULBENKIAN XXI

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi analisar os impactos decorrentes da componente tecnológica do projeto Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI nos alunos, nos professores e nas práticas pedagógico-didáticas a partir do estudo das perceções de professores titulares de turma do primeiro ciclo do ensino básico que participaram no projeto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores. Os resultados sugerem melhorias no desenvolvimento profissional dos professores associados ao desenvolvimento das competências no uso da tecnologia, que referem que a utilização de tecnologia promove novas dinâmicas educativas que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e promovem a melhoria nas aprendizagens dos alunos. A introdução de tecnologia na sala de aula requer aposta forte na formação de professores, empenho e dedicação por parte destes.

PALAVRAS-CHAVE
tecnologia educativa; professores; processo de ensino e aprendizagem

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br