Acessibilidade / Reportar erro

Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível* * Agradecimentos: À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), financiamento 001, Brasil. Agradecimentos complementares à equipe editorial e avaliadores anônimos, pelas valiosas contribuições, que repercutiram positivamente no presente artigo.

EDUCATIONAL POLICIES: A BIBLIOMETRIC STUDY ON THE ROLE OF SCIENTIFIC OLYMPIADS UNDER A MULTILEVEL ANALYSIS

POLÍTICAS EDUCATIVAS: ANÁLISIS MULTINIVEL DE UN ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO ACERCA DEL PAPEL DE LAS OLIMPIADAS CIENTIFICAS

RESUMO

Vários países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Estônia, Indonésia, Filipinas, República Tcheca, Irã e México, têm promovido as olimpíadas científicas como forma de garantir a melhoria da qualidade da educação. Apesar disso, ainda existem poucos trabalhos sistematizados sobre as olimpíadas científicas no contexto mundial. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar a produção científica mundial sobre o papel das olimpíadas e seu caráter de política pública, além de promover uma discussão acerca dos reflexos do federalismo nas políticas educacionais no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico, que teve como fonte de dados a plataforma Web of Science. Nos resultados, demonstrou-se a existência de uma tendência crescente nas pesquisas sobre as olimpíadas científicas, destacando-se os Estados Unidos da América como o país que mais desenvolve estudos nessa área.

PALAVRAS-CHAVE
educação; federalismo; políticas educacionais; olimpíadas científicas

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br