Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento dos contextos profissionais no desenvolvimento de formadores de futuros professores

CONOCIMIENTO DE CONTEXTOS PROFESIONALES EN EL DESARROLLO DE FORMADORES DE FUTUROS DOCENTES

RESUMO

O artigo aborda os conhecimentos profissionais desenvolvidos por formadores de futuros professores a partir de ações formativas promovidas pela instituição em que atuam. O estudo, de natureza qualitativa-interpretativa, apoia-se na perspectiva dos conhecimentos profissionais de Lee Shulman e envolveu a análise de documentos oficiais e institucionais relativos às políticas e ações de formação de formadores de professores, a aplicação de questionário aos docentes da área de Ciências Humanas e a condução de entrevista com quatro professores dentre aqueles que responderam ao questionário. Os participantes da pesquisa são docentes de cursos de licenciatura da área de Ciências Humanas de uma universidade pública federal do Sul do Brasil. Como resultados, o estudo aponta que a participação dos professores em diferentes ações formativas propiciou o desenvolvimento de conhecimentos sobre múltiplos aspectos relativos ao conhecimento dos contextos profissionais da docência no ensino superior, com destaque para os contextos dos alunos, do corpo docente, institucional e social regional.

PALAVRAS-CHAVE
conhecimento profissional; desenvolvimento profissional; docência na universidade; formação de formadores de professores

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br